Quem é o padre expulso de ordem religiosa após denúncia de abuso sexual

Marko Ivan Rupnik é autor de vários mosaicos famosos, sendo alguns deles no Santuário de Aparecida

Redação Band Vale

Quem é o padre expulso de ordem religiosa após denúncia de abuso sexual
Marko Ivan Rupnik é acusado de abuso sexual e psicológico
Foto: Vid Ponikvar/Siol

O padre responsável pelas obras das fachadas com mosaicos no Santuário Nacional, em Aparecida, foi expulso da comunidade dos jesuítas nesta segunda-feira (24). Marko Ivan Rupnik teve uma série de denúncias de religiosas por abusos sexuais e psicológicos divulgadas.

Antes das denúncias, Marko Ivan Rupnik foi apontado como um dos principais artistas sacros da atualidade. Ele conta com vários mosaicos espalhados pelo mundo, sendo alguns deles realizados para compor a fachada do Santuário Nacional de Aparecida.

Quem é o padre acusado por abuso sexual?

Marko Ivan Rupnik nasceu em Idrija, na Eslovênia, no dia 28 de novembro de 1954. Ele é um artista, teólogo e presbítero esloveno, da ordem dos jesuítas, a qual foi expulso recentemente. Marko criou obras famosas em todo o mundo, totalizando mais de 200 trabalhos.

Ele já realizou obras para a capela Redemptoris Mater no Vaticano, para as basílicas de Fátima e de San Giovanni Rotondo, para a fachada do Santuário de Lourdes, para a catedral de Santa Maria Reale da Almudena em Madri, para o santuário de São João Paulo II em Washington e muitas outras.

No Brasil, o padre foi responsável pelas obras das fachadas com mosaicos no Santuário Nacional, em Aparecida. O trabalho segue em andamento.

Santuário de Aparecida inaugura mosaico com cenas bíblicas em fachada
(Thiago Leon / Santuário de Aparecida)

Investigação de abusos sexuais e psicológicos

Marko Ivan Rupnik é investigado por abusos sexuais cometidos ao longo dos últimos anos. Foram divulgadas denúncias sobre acontecimentos que teriam acontecido em meados de 1980 a 2018. Recentemente foram divulgadas 15 novas denúncias contra o padre, sendo 14 mulheres e um homem. Este grupo se junta às nove freiras que já denunciaram ter sido abusadas por Rupnik.

Sobre os mosaicos no Santuário Nacional de Aparecida

Parte dos mosaicos gigantes já foi concluída e inaugurada em 2022. Já a Fachada Sul também foi concluída, mas ainda aguarda a inauguração devido às obras ao lado. Além disso, outras duas estão programadas em seguida.  Agora, o Santuário Nacional espera por definições da Igreja da Católica para definir como será a sequência do trabalho artístico. 

Mais notícias

Carregar mais