Quatro baleias-jubarte foram encontradas mortas, nas últimas semanas, no Litoral Norte de São Paulo. O balanço foi divulgado pelo Instituto Argonauta na manhã desta quinta-feira (11).
De acordo com as informações do Instituto Argonauta, três baleias foram registradas em São Sebastião, nas praias de Guaecá, Boraceia e Paúba. E uma carcaça de baleia foi avistada por pescadores na região da praia da Picinguaba, em Ubatuba.
Com esses registros, sobe para seis o número de ocorrências de baleias-jubartes encontradas mortas nos últimos meses na região. O Instituto informou que apesar do estado avançado de decomposição que se encontravam, foi possível observar que se tratava de baleias-jubarte juvenis, porém, não foi possível identificar a causa da morte destes animais.
Baleias-jubartes
As baleias-jubartes são mamíferos marinhos que podem atingir 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. São animais migratórios, que anualmente percorrem grandes distâncias ao longo da costa brasileira, no outono, e no inverno migram sentido ao nordeste do Brasil para reprodução, dar à luz e alimentar seus filhotes. É nessa época que cruzam o litoral paulista, aumentando os avistamentos em nossos mares.
Durante o verão, retornam para os mares antárticos para se alimentarem. Recentemente o número de indivíduos da espécie aumentou, e elas saíram da lista de ameaçadas de extinção. A manutenção deste status depende da conservação dos oceanos e do habitat.
Sobre o Instituto Argonauta
O Instituto Argonauta foi fundado em 1998 pela Diretoria do Aquário de Ubatuba e reconhecido em 2007 como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público).
O Instituto tem como objetivo a conservação do Meio Ambiente, em especial dos ecossistemas costeiros e marinhos. Para isso, apoia e desenvolve projetos de pesquisa, resgate e reabilitação da fauna marinha, educação ambiental e resíduos sólidos no ambiente marinho, entre outras atividades.
O Instituto Argonauta também é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).