Protótipo do "barco voador" realiza voo em represa de Jacareí (SP); veja vídeo

Veículo une as capacidades de um barco e de um avião, e pode trazer mais eficiência e sustentabilidade para a região amazônica

Redação Band Vale

Um protótipo em escala reduzida do Volitan, primeiro barco voador brasileiro, realizou um voo teste em uma represa de Jacareí (SP). Veja vídeo: 

O Volitan, que deve ficar pronto em 2026, terá 18 metros de comprimento e capacidade para transportar 10 passageiros ou uma tonelada de carga. Além disso ele terá a capacidade de realizar trajetos de até 450 km sem reabastecimento. 

O barco pode operar em velocidades de até 150 km/h, superando em mais de três vezes a velocidade das lanchas tradicionais.

Divulgação/ ITA

Investimento de R$10 milhões

A Finep anunciou, na última quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, um investimento de cerca de R$10 milhões para o desenvolvimento do Volitan.

Idealizado pela startup amazonense AeroRiver em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica ITA, que fica em São José dos Campos, no Vale do Silício brasileiro, o veículo pode trazer mais eficiência e sustentabilidade para a região amazônica. 

Qual a diferença entre o Barco Voador, um Hidroavião e um Avião Convencional?

A diferença entre um barco voador, um hidroavião e um avião convencional está principalmente em suas características de design e funcionalidade. 

Barco Voador

O Barco Voador é uma aeronave que pode operar tanto na água quanto no ar. A principal característica dele é que ele voa muito baixo, cerca de dois metros de altura e sempre sobre a água.

Para fins de regulamentação, como ele voa sempre baixo, ele é considerado uma embarcação e não um avião. A estrutura é projetada para flutuar, tornando-a apta para uso em ambientes aquáticos.

Hidroavião

O Hidroavião é um tipo de avião projetado para decolar e pousar na água. Eles são usados principalmente em regiões onde aeroportos são escassos, facilitando o acesso a áreas remotas.

Avião Convencional

O Avião Convencional é o tipo mais comum de aeronave, projetada para operar em pistas de pouso convencionais. Ele é adaptado e possui rodas para decolagens e pousos em terra. 

As aeronaves convencionais podem ser de diversos tamanhos e tipos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.