
A Prefeitura de Taubaté realiza de 14 a 27 de abril, em parceria com a Unitau (Universidade de Taubaté), a 73ª Semana Monteiro Lobato. A programação especial é dividida em duas etapas: (Re)considerações, entre 14 e 17 de abril, e Memórias da Emília, entre 24 e 27 do mesmo mês.
As atividades são todas gratuitas e estão distribuídas pelo Museu Monteiro Lobato, conhecido como Sítio do Picapau Amarelo, e espaços da Unitau.
A Unitau vai concentrar as atividades acadêmicas-culturais, de 14 a 17 de abril, enquanto o Sítio do Picapau Amarelo vai continuar com as atrações lúdicas para o público infantil, de 23 a 27 de abril.
PROGRAMAÇÃO DA UNITAU
Dia 14/04 (segunda-feira)
9h às 12h: Trilhas de Lobato por Taubaté. Saída do Convento Santa Clara
10h às 12h: Das Reinações às Reflexões: Monteiro Lobato, Diversidade e Desenvolvimento Científico. Sala ODS, prédio CEN-Unitau
14h às 16h: Literatura infantil e juvenil de Monteiro Lobato: imaginação e ludismo em diálogo. Sala ODS, prédio CEN-Unitau
16h às 18h: Debates-podcasts Monteiro Lobato para Adultos. Na Sincovat
19h: Cerimônia e conferência de abertura da Semana Monteiro Lobato. Auditório do Sedes.
Dia 15/04 (terça-feira)
14h: Solenidade do Dia do Jornalista Oswaldo Barbosa Guisard e do Dia do Escritor e da Literatura. Na Câmara Municipal de Taubaté
15h: Cerimônia de Premiação do 32° Concurso de Trovas Lobateanas e abertura da exposição Releituras das Aquarelas de Monteiro Lobato. Escola Fêgo Camargo
16h às 18h: Oficinas de formação docente – Das reinações às reflexões: Monteiro Lobato, Diversidade e Desenvolvimento Científico. Sala ODS, prédio CEN-Unitau
16h às 18h: Oficinas de formação docente – Monteiro Lobato hoje, ontem e sempre. Sala ODS, prédio CEN-Unitau
19h às 21h: Conferência – Um satirozinho pitoresco: Monteiro Lobato e as metamorfoses do saci. Profa. Dra. Cilza Bignotto (UFSCAR). Auditório Departamento de Direito
21h: Apresentação teatral Peça Presidente Negro Escola Maestro Fêgo Camargo. Auditório Departamento de Direito
Dia 16/04 (quarta-feira)
16h às 18h: Eugenismo, Cultura, Ciência: o contexto brasileiro. Profa. Dra. Ana Maria Alfonso Goldfarb (PUC-SP). Auditório Departamento de Direito
16h às 18h: Lobato e a Eugenia. Auditório Departamento de Direito
19h às 21h: Lobato e o petróleo: entre o texto e o poço. Auditório Departamento de Direito.
Dia 17/04 (quinta-feira)
9h às 12h: Trilhas de Lobato por Taubaté. Saída do Convento Santa Clara
15h às 17h: Oficina de Formação docente – Desmistificando Lobato- de Jeca à Negrinha – uma conversa informal, com Cleo Monteiro Lobato
19h: Conferência de encerramento Premiação do concurso Literário Apresentação teatral: Emília e Visconde apresentam Lobato. Auditório Mazzaropi
19h30 às 21h: Encerramento – Monteiro Lobato e Mazzaropi: dois caipiras. Auditório Mazzaropi
PROGRAMAÇÃO MUSEU MONTEIRO LOBATO
Dia 15/04 (terça-feira)
10h e às 14h: Exposição “Revivendo Lobato” – Monitoria com Cléo Monteiro Lobato. Dia 16/04 (quarta-feira)
19h: Sala literária – Academia Valeparaibana de Letras e Artes (AVLA)
Posse das novas Acadêmicas:
Cadeira 6 – Silvia Simões Cara – patrona Otíllia Amatto Mendes Castro. Cadeira 9 – Maria Izabel Cezar Hoff – patrono Martinho Monteiro. Cadeira 15 – Dilamar Pereira Costa Bento – patrono Segesfredo Camargo (Fêgo Camargo). Outorga da Comenda Monteiro Lobato à escritora Célia Aparecida Marques da Silva e à artista plástica Vera Lúcia Carvalho Lourenço.
Dia 19/04 (sábado)
10h às 12h e das 14h às 17h: Exposição “Revivendo Lobato” – Lançamento do Livro “Pena de Papagaio”, Livro 8 – Cléo Monteiro Lobato
Cleo Monteiro Lobato, bisneta de Monteiro Lobato, é escritora, tradutora e historiadora. O lançamento da obra é o oitavo volume da série Reinações de Narizinho, que contará com nove livros no total.
Dia 20/04 (domingo)
Sítio do Picapau Amarelo, cidade de Angatuba. É um grupo de teatro social que realiza musicais, teatro e produção de filmes independentes. O projeto é inspirado na versão televisiva da rede globo de televisão do ano de 2001.
11h às 12h30 e 13h30 às 16h30: Fotos com a Turma do Sítio
15h e 16h: Teatro
Dia 23/04 (quarta-feira)
Palco Encantado
9h: Apresentação de Musicalização Infantil – Fêgo Camargo
10h: Apresentação interativa “Bola Letrada”, com Ana Baiana.
14h: Aula de Zumba, com ZIN PAULINHO
16h: Contação de Histórias “Rapunzel, um conto dos Irmãos Grimm”, com Teatro KORCZAK
Espaço Lobato
9h às 12h: “Balaio de Histórias”, de Lenora Accioly
Conta com oito histórias infantis que buscam embalar as crianças com temas diversos. São ilustrações assinadas por Ângela Rêgo, e a Páginas Editora, de Leida Reis.
13h às 17h: Lançamento do Livro “Tanzé, um amor de porquinho” , de Silvana Montemor. História pensada nas questões atuais sobre sustentabilidade do nosso planeta.
Dia 24/04 (quinta-feira)
Palco Encantado
9h: Contação do livro “Emília ODS – Retalhos coloridos para mudar o mundo”, com escritor André Barreto
10h: Show Musical, com Nina Dó Re Mi.
14h: Grupo de Seresteiros do CCI Três Marias 14h30: Grupo de Dança do CCI Três Marias
16h: Apresentação de Musicalização Infantil – Fêgo Camargo
Espaço Lobato
9h às 12h: “Assombrações do Vale do Paraíba”, com escritor Maurício Pereira
O livro mergulha no folclore das pequenas cidades do interior paulista, onde relatos de aparições, assombros e criaturas lendárias atravessam gerações.
13h às 17h: Lançamento do Livro: “A-E-I-O-U aonde vão?”. Escritor Plínio Macedo.
Com a chegada do Rei Alfabeto, os cidadãos do Reino das Palavras vão ter uma grande surpresa… O que será que A-E-I-O-U estão planejando? Ei! Ei! A-E-I-O-U, aonde vão?
Dia 25/04 (sexta-feira)
Palco Encantado
9h30: Dança Circular, do CCI Vila Marli
10h: Coral Projeto Conviver, do CCI Vila Marli
12h: Contos de Encantar, com Ciça Oliveira
14h: Banda do Projeto Esperança
16h: Apresentação de dança “Solilóquio”, com Balé da Cidade
Espaço Lobato
9h às 12h e 13h às 17h: Magno Silveira com o livro “O Sacy – edição fac-similar”
A edição fac-similar lançada em 2021 celebra os 101 anos do livro e foi organizada por Magno Silveira. Destaca também os desenhos de Voltolino, que ilustrou o personagem do Sacy e, pela primeira vez, a figura da Cuca, assustadora para as crianças.
Dia 26/04 (sábado)
Palco Encantado
10h: Show: “A Cigarra En’cantos” – da Companhia de Teatro Madame Cigarra.
12h: Apresentação Musical “O Picapau Amarelo” do SBT.
14h: Apresentação de Dança “A Criação” – Studio 3D 16h: Teatro: Os Três Porquinhos – Contos e Fuxicos
Momento da Diversão
9h às 16h30: Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida
9h às 13h30: Unitau na sua vida
Espaço Lobato
10h às 12h e 14h às 17h: Lançamento do Livro “Pedrinho e a Onça Pintada; uma nova aventura na mata”, de Ricardo Monteiro Lobato e Andreia Sanchez
Dia 27/04 (domingo)
Palco Encantado
9h: Aula de Ritmos, com Profº Carlos da Ass. do Espl. Santa Terezinha
10h: Apresentação de Dança – Studio Jeff Street Dance Company
12h: Contação de História: Livro Infantil “A-E-I-O-U AONDE VÃO…” – com Prosinha
14h: Cantigas de Roda: “Crianças cantando com o Menino Sonhador” – com Reinaldo Mendes
16h: Teatro: “Chapeuzinho Vermelho” – Contos e Fuxicos
Momento da Diversão
9h às 16h30: Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida
9h às 13h30: Unitau na sua vida
Espaço Lobato
9h às 12h e das 14h às 17h:”Na Trilha de Lobato” é composta de 5 livros: “A inquieta juventude”; “Entre as serras”; “A última alegria”; “O grande inquieto”; “Um Clandestino em a Barca de Gleyre” de Osni Lourenço Cruz.
EXPOSIÇÕES NO MUSEU MONTEIRO LOBATO
O Espírito do Lugar
O artista e arte-educador Fábio Scarenzi frequenta o Museu Monteiro Lobato há 16 anos, registrando em fotografias a essência e a beleza desse espaço tão importante para Taubaté e para o Brasil.
Concepção: Tina Lopes e Fábio Scarenzi
O Menino Juca
A exposição “O Menino Juca” convida o público a mergulhar na história e nas memórias da infância de Monteiro Lobato, uma das figuras mais importantes da literatura brasileira.
Concepção: Osni Cruz
EXPOSIÇÕES PARCEIRAS
Moradias de Lobato
A exposição da pintora Aparecida Xavier retrata os lugares que Monteiro Lobato viveu, sendo eles: Fazenda Santa Maria, Fazenda Paraíso, Fazenda São José do Buquira,Solar do Visconde e Chácara do Visconde. Técnica: óleo sobre tela.
Acervo: Osni Cruz.
Local: Museu Histórico de Taubaté “Paulo Camilher Florençano”
Na Trilha de Lobato
A Exposição “Na Trilha de Lobato” apresentada pelo Prof. Osni Lourenço Cruz, é uma apresentação de fotos e documentos da vida e obra de Monteiro Lobato. É o resumo de seus quatro livros: “A inquieta juventude”; “Entre as serras”; “A última alegria” e “O grande inquieto”.
Acervo: Osni Cruz.
Local:Museu da Imigração Italiana de Quiririm “José Indiani”
PROGRAMAÇÕES PARCEIRAS
Dia 17/04 (quinta-feira)
Biblioteca Municipal de Taubaté “Profº José Jerônymo de Souza Filho”
9h e 14h: Contação de Histórias