Produção na Alstom entra em nova fase e prevê 700 novos empregos em Taubaté

Um grupo de 600 profissionais já está sendo capacitado pelo Senai

Redação Band Vale

A produção será de mais de 170 trens e mais de 930 carros
Divulgação/ Sindmetau

Uma nova fase da produção na unidade da Alstom Taubaté, prevê gerar cerca de 700 postos de trabalho, que serão preenchidos até o primeiro trimestre de 2023. O cronograma foi divulgado pela empresa no dia 26 de julho.

A produção será de mais de 170 trens e mais de 930 carros. Um grupo de 600 profissionais já está sendo capacitado pelo Senai. Desses 600 trabalhadores, 500 serão contratados de forma gradual pela Alstom Taubaté ou por empresas parceiras. 

Os demais profissionais (100) serão contratados posteriormente. Segundo a Alstom, até agora, 230 pessoas já passaram pelo curso.

A parceria entre a Alstom e o Senai foi assinada em outubro de 2021, quando a empresa anunciou o investimento de cerca de R$ 76 milhões em modernizações e adaptações na unidade de Taubaté. 

A produção dos novos projetos teve início no primeiro semestre deste ano. A Alstom divulga as vagas de emprego no site da empresa, onde os interessados podem criar um alerta para futuras vagas que serão abertas.

Produção

A Alstom Taubaté iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo (SP). As primeiras caixas, que dão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. No total serão produzidos 36 trens de oito carros.

Eles fazem parte do pacote de melhorias e obrigações assumido pela concessionária ViaMobilidade, responsável pela operação e manutenção por 30 anos de ambas as linhas de trens metropolitanos.

As novas composições em produção na Alstom são mais leves, com menor consumo de energia, janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros. Cada trem terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros.

A nova frota operará com a solução de Controle Automático de Trem (ATC), que é responsável por garantir a condução do trem dentro dos limites de velocidade. Além disso, o sistema controla de forma automática o movimento dos trens, abrangendo a partida das estações, a manutenção de velocidade, a parada nas plataformas, a abertura e fechamento das portas e a modificação da performance da viagem.

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