O Procon de São José dos Campos notificou postos de combustíveis que aumentaram o preço de forma abusiva durante a manifestação dos caminhoneiros durante esta semana. As informações são de Rauston Naves, do Vale Urgente.
Com medo de desabastecimento quando os caminhoneiros iniciaram a paralisação, motoristas de várias cidades do Vale do Paraíba fizeram filas nos postos de combustíveis.
Em alguns postos, o combustível teve aumento durante a noite de quarta-feira (8) e a manhã de quinta-feira (9). De acordo com Georges Salim Assad Junior, diretor do Procon, esses aumentos são considerados abusivos e passíveis de punição.
“A gente tem que reagir rápido. Sabíamos que poderia acontecer a qualquer instante essa manifestação e que isso agravaria a questão do abastecimento de combustíveis. Desde cedo, recebemos muitas denúncias e os fiscais estavam preparados para visitar estes postos”, explicou em entrevista ao Vale Urgente.
Os postos foram notificados para apresentar em 10 dias úteis os valores de entrada e os valores cobrados pelos combustíveis. Se houver aumento, eles serão autuados, de acordo com Georges. O número de notificações não foi informado.
“A gente dá a chance para que o fornecedor comprova que ele tenha uma situação inusitada para aumentar o combustível. Se não houver causa, é multa”.
Quem quiser denunciar preços abusivos, podem ligar para o telefone do Procon pelo 151 ou 3909-1440. O Procon também possui um site para receber denúncias.