O PROCON de São Sebastião realiza operação de fiscalização no abusos de preços em áreas afetadas pela tempestade na Costa Sul do último fim de semana.
A ação segue nesta quarta-feira (22) em estabelecimentos comerciais na região mais afetada pela catástrofe, com mortes de 47 pessoas segundo números do governo do Estado. Havia denúncia de prática de preços abusivos, o que segundo o órgão não foi confirmado.
Na terça-feira (21), o órgão fiscalizou comércios em Barra do Sahy, Vila Sahy, Boiçucanga e Maresias. O trabalho é realizado com o apoio da Polícia Militar e Polícia Municipal.
O Diretor do Procon do município, André Luiz Batelochi de Araújo, explicou que a elevação injustificada nos preços é prática abusiva, prevista no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor, mas pediu que a população não faça denúncia falsa, como ocorreu em redes sociais, nos últimos dias, quando divulgaram informação contra um pequeno comércio, que durante a fiscalização foi desmentida.
Batelocchi também reforçou a orientação ao consumidor sobre o procedimento para denúncias contra a prática de preço abusivo, como pegar cupom fiscal, tirar fotos dos preços na prateleira, guardar notas fiscais, fotografar a entrada do estabelecimento, anotar o nome e endereço do comércio, para apresentar reclamação no órgão.