O Procon de São José dos Campos iniciou uma campanha neste mês de dezembro visando orientar os consumidores da cidade. O endividamento é um problema comum nessa época.
As datas comemorativas são um dos motivos mais utilizados pelo comércio para aumentar as vendas durante o ano e, ao mesmo tempo, exigem do consumidor uma atenção maior na hora de adquirir algum produto ou contratar um serviço. As ofertas, promoções, descontos e outros artifícios merecem um olhar mais minucioso.
E além da segurança, os consumidores também devem se atentar aos golpes e a outros problemas comuns nas vendas de natal. Em caso de dúvidas o Procon de São José dos Campos atende presencialmente no antigo fórum, localizado na Rua Paulo Setúbal, no Jardim São Dimas.
O órgão também pode ser acionado pelo telefone 151 ou pela internet, com site oficial do órgão em Procon.sjc.sp.gov.br
Dicas para se proteger
Na compra de brinquedos, por exemplo, o Procon sugere considerar a faixa etária de indicação do produto, impressa na embalagem; além de verificar se possui selo de certificação do Inmetro, que indica se o produto foi fabricado e comercializado de acordo com as normas técnicas.
O Procon também salienta que os brinquedos possuem a garantia legal de 90 dias, instituída pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor). Nos produtos alimentícios é obrigatório constar as seguintes informações: data de validade, os ingredientes, o fabricante e a presença ou ausência de glúten.
As compras feitas à distância (pela internet ou aplicativos) podem ser canceladas no prazo de arrependimento, de sete dias, contados a partir do recebimento da mercadoria ou da data da compra.