A primeira baleia jubarte de 2021 no litoral norte foi flagrada na manhã desta sexta-feira (9) na região de Sepituba, no sul de Ilhabela. O registro foi realizado 21 dias antes do que no primeiro caso em 2020, segundo o Projeto Baleia a Vista, que monitora a presença de baleias no litoral.
Segundo Julio Cardoso, pesquisador do instituto, a baleia jubarte é juvenil, e tem entre um e dois anos de vida com cerca de nove metros. Uma jubarte adulta pode chegar a 16 metros.
“Ela desmamou há pouco tempo. Estava procurando comida. A passagem foi bem tranquila, ela foi para vários pontos. Conseguimos fazer uma foto de identificação para monitorá-la”, disse o pesquisador.
A temporada de passagem das baleias jubarte pelo litoral brasileiro costuma ser entre maio e agosto. A ONG VIVA Instituto Verde Azul foi a primeira a visualizar a baleia de sua sede, no bairro de Borrifos.
“Tivemos registro de jubartes em Angra e Florianópolis. Agora, com nosso registro em São Paulo, ficamos na expectativa de que outras baleias vão aparecer! No início as avistagens são mais espaçadas, mas em breve devemos avistar muito mais baleias por aqui”, disse a pesquisadora Rafaela Souza.
Em 2019, foram flagradas 350 baleias jubarte no litoral norte de São Paulo.