A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na noite desta segunda-feira (16), alimentos transportados com produtos perigosos na Via Dutra, Km 18, trecho de Lavrinhas.
De acordo com a equipe, durante fiscalização voltada para produtos perigosos, foi abordado um caminhão que utiliza placas de sinalização que identificam a carga como produtos perigosos, porém ao verificar a documentação fiscal, os policiais observaram que constava 125 Kg de bicarbonato de sódio, entre os diversos produtos perigosos, como solventes e tintas transportados na ocasião.
Indagado, o condutor informou que ele não participou do processo de carregamento do veículo, dessa forma, não sabia que dentro da carga havia o produto alimentício.
A ocorrência foi encaminhada ao DP de Cruzeiro por crime ambiental e os demais órgãos competentes informados acerca dos fatos. Além disso foram realizadas as autuações do Código de Trânsito e ANTT.
De acordo com a PRF, o transporte de produtos perigosos junto a produtos alimentícios é proibido por lei, além de ser crime ambiental, também atenta contra a saúde pública e relações de consumo. Ao ingerir alimentos que estiveram em contato com os cargas perigosas, as pessoas e os animais correm o risco de ter sua saúde afetada, podendo gerar outros custos sociais, impactando o sistema de saúde e dependendo do caso até a previdência, uma vez que dependendo da gravidade da situação podem gerar afastamento do trabalho e graves consequências.