Prefeitura de Ubatuba emite alerta para casos de dengue no município

Avaliação de Densidade Larvária (ADL) da cidade em abril foi de 3,3% e apontou estado de estado de alerta

Redação Band Vale

Prefeitura realiza mutirão de combate aos criadouros do mosquito nos bairros mais afetados Divulgação/ Prefeitura de Ubatuba
Prefeitura realiza mutirão de combate aos criadouros do mosquito nos bairros mais afetados
Divulgação/ Prefeitura de Ubatuba

A Prefeitura de Ubatuba emitiu nesta terça-feira (19) um alerta para casos de dengue em alguns bairros da cidade e reforça ações de combate ao mosquito.

De acordo com o último boletim epidemiológico, a cidade contabiliza 139 casos de dengue e 3 de Chikungunya. Os bairros que concentram a maioria dos casos de dengue são Perequê-açu, Ipiranguinha, Centro e Itaguá. 

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou a importância da colaboração da população em intensificar o combate aos criadouros do mosquito nos bairros mais afetados. A indicação é manter a limpeza dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

As equipes de Endemias do município já estão realizando uma nova Avaliação de Densidade Larvária (ADL), que deve ser concluída e divulgada em breve. Em abril deste ano, a ADL apontou 3,3% de infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade, e em janeiro o número foi de 0,9%.

ADL

O Ministério da Saúde possui três classificações para a ADL, sendo que para até 1,0% o resultado é satisfatório; de 1,1% a 3,9% é estado de alerta; e acima de 4,0% é considerado alto risco.

Além de colher amostras para a realização da Avaliação de Densidade Larvária, o setor de Endemias também segue realizando ações em diferentes bairros e vistoriado residências e comércios.

Mais notícias

Carregar mais