A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Educação, informou nesta terça-feira (09) que irá realizar mudanças do ensino médio da rede municipal, a partir do primeiro semestre de 2023.
De acordo com a Prefeitura, as unidades de ensino municipal que oferecem ensino médio (EMEFM Prof. José Ezequiel de Souza, EMIEF Anna dos Reis Signorini, EMEIF Emílio Amadei Beringhs, EMEFM Vereador Joaquim França e EMIEFM Prof. José Marcondes de Moura), não abrirão matrículas para o 1° ano do ensino médio.
Os alunos já matriculados no 2° e 3° ano do ensino médio nas unidades de ensino municipal, serão atendidos pela competência da Secretaria de Educação até o término, ou seja, último semestre de 2024. O município também afirmou que, a partir do primeiro semestre de 2025, todas as salas de ensino médio serão de atribuição do Governo do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Educação foi notificada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Ministério da Educação – MEC para priorizar a oferta de vagas em creches, ensino infantil, ensino fundamental e ensino integral, já que não é prerrogativa do município a oferta do ensino médio.
Em nota a prefeitura afirma que a nova atribuição se dará de forma organizada e planejada em conjunto com a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino de Taubaté.
Ainda segundo a Prefeitura, a mudança visa mais recursos que atendam plenamente as necessidades das suas áreas de competências, ou seja, creches, ensino infantil, ensino fundamental e ensino integral.