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Prefeitura de Silveiras diz ter sofrido ataque hacker que desviou quase R$500 mil do município

Administração municipal informou que todas as medidas já estão sendo tomadas junto à Polícia Civil e Polícia Federal

Redação Band Vale

Prefeitura de Silveiras diz ter sofrido ataque hacker que desviou quase R$500 mil do município
Prefeitura de Silveiras diz ter sofrido ataque hacker que desviou quase R$500 mil do município
Divulgação

A Prefeitura de Silveiras informou nesta quinta-feira (13), que sofreu um ataque hacker que desviou quase R$500 mil de contas municipais vinculadas à Caixa Econômica Federal. Veja o pronunciamento do prefeito da cidade, Edson Mota:

Em nota, a administração municipal informou que todas as medidas já estão sendo tomadas junto à Polícia Civil e Polícia Federal, que investigam crimes cibernéticos, para identificar os responsáveis e recuperar os valores desviados.

Segundo a prefeitura, o ataque aconteceu em fevereiro e resultou no desvio de R$ 472.900,36 das contas municipais. Ainda segundo o executivo, a Caixa Econômica Federal também abriu uma investigação para apurar o ocorrido e buscar uma solução o mais breve possível.

O prefeito da cidade, durante sua ida a Brasília-DF, esteve na sede da Caixa Econômica Federal e oficializou o pedido de devolução dos valores hackeados.

A Prefeitura de Silveiras também informou que segue acompanhando de perto todos os trâmites para garantir que o dinheiro seja recuperado e devolvido aos cofres públicos.

Em nota, a CAIXA informou que está prestando atendimento à Prefeitura de Silveiras (SP) e esclareceu que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco. As contestações são analisadas de forma individualizada e o resultado da análise repassado apenas ao titular da conta.

Veja a nota na íntegra:

"A CAIXA informa que está prestando atendimento à Prefeitura de Silveiras (SP). O banco esclarece que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco. As contestações são analisadas de forma individualizada e o resultado da análise repassado apenas ao titular da conta.

O banco monitora ininterruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos e aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança de acesso aos seus aplicativos e movimentações financeiras, acompanhando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a maneira de operar de fraudadores e golpistas. Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza constantemente ações de orientação e esclarecimentos a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, site e redes sociais.

A CAIXA reforça a recomendação aos clientes para estar atento a qualquer atividade e situação não usual e, principalmente, não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber. Em caso de ligação em que a pessoa se identifique como empregado CAIXA, o banco recomenda que o cliente desligue o telefone, procure o seu gerente na agência, entre em contato por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0140) ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101."

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