A Prefeitura de São José dos Campos publicou nesta terça-feira (12), um novo edital para locação de 400 ônibus elétricos. Esse é o sexto edital publicado e a sexta tentativa da administração em contratar uma empresa para prestar o serviço.
Em julho deste ano, a licitação fracassou pela quinta vez e apenas uma empresa apresentou proposta. Desta vez, o novo edital prevê o contrato de 15 anos e um valor estimado de R$ 2.976 bilhões.
O edital foi publicado pela Urbanizadora Municipal (Urbam) e as propostas serão recebidas até o dia 10 de janeiro. O valor estimado é de R$ 46 milhões a mais do que o previsto no último edital. Vencerá a licitação a empresa que apresentar o menor preço.
Prorrogação de contrato
A Prefeitura de São José dos Campos prorrogou por mais dois anos, até outubro 2026, o contrato com as empresas que operam o transporte público na cidade. O aditamento foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 22 de outubro.
Firmados em 2008, os contratos com a Joseense e a Expresso Maringá deveriam ter sido encerrados em 2020, mas já sofreram cinco prorrogações consecutivas. Já o contrato com a Saens Peña, que foi firmado em 2010, deveria ter sido encerrado em 2021.
Na época, a Prefeitura informou que “prorrogou os contratos de concessão do serviço de transporte público até que seja finalizada a licitação e a transição para o Novo Sistema de Transporte Público. Atualmente, está em fase de cotação para o lançamento da nova licitação”.
Tentativa fracassada
A licitação para o aluguel de 400 ônibus elétricos fracassou novamente em São José dos Campos. A abertura dos envelopes aconteceu no dia 15 de julho e apenas a Logitec Gerenciamento de Projetos e Serviços Ltda apresentou proposta.
De acordo com a Prefeitura de São José dos Campos, a empresa apresentou uma proposta acima do valor do edital para locação dos ônibus elétricos, o que inviabilizou o certame.