Nesta quarta-feira (6), a Prefeitura de São José dos Campos anunciou a instituição do Comitê de Enfrentamento às Emergências de Arboviroses. O principal objetivo do comitê é coordenar ações voltadas para a prevenção, controle e combate aos criadouros, com foco especial nas arboviroses, como a dengue.
Além disso, o Comitê terá a função de articular ações conjuntas contra a dengue entre todos os serviços de saúde do município, sejam eles públicos ou privados. O grupo, composto por representantes de diversas secretarias municipais, incluindo Saúde; Apoio Social ao Cidadão; Esporte e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Gestão Administrativa e Finanças; Mobilidade Urbana; Manutenção da Cidade; e Proteção ao Cidadão, conta também com membros de fundações e autarquias municipais, como a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e a Urbam (Urbanizadora Municipal S/A).
Dentre as atribuições do Comitê, destaca-se a promoção de ações educativas e a divulgação de serviços oferecidos à população por entes públicos e privados. Além disso, o grupo estará encarregado do monitoramento constante dos casos notificados e confirmados da doença.
A primeira reunião do Comitê ocorreu nesta quarta-feira, onde foram traçadas estratégias conjuntas de atuação. O grupo se reunirá mensalmente e extraordinariamente, sempre que necessário.