A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (16) o evento de criação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e faz a entrega oficial de cinco novas viaturas para este grupamento da Guarda Civil Municipal.
A Romu está alinhada à nomenclatura de várias Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo e, em São José dos Campos, substituirá o Gape (Grupo de Ação e Pronto Emprego). Outra novidade com a criação da Romu é que o grupamento passa de 22 profissionais (que fazem parte do Gape) para 30 guardas civis municipais especializados.
O investimento será de R$ 58.900 mensais pela locação das viaturas modelo SUV. Os veículos são maiores e mais robustos, com câmbio automático de 6 marchas, tração 4x4, motor 2.8 turbo diesel, com direção elétrica e 200 cavalos de potência.
A Romu terá a missão de apoiar as equipes operacionais da própria GCM e das demais forças de segurança que compõe o Programa São José Unida, em operações especiais e integradas com outros órgãos públicos e em eventos com grande concentração de pessoas, como no combate aos “fluxos” por exemplo, sempre com o objetivo de preservar a ordem e a segurança pública.