Prefeitura de São José dos Campos alerta para o risco de leptospirose

Risco aumenta nesta época do ano pela frequência das chuvas que causam os alagamentos

Redação Band Vale

Ao sentir os sintomas procure imediatamente por uma unidade de saúde mais próxima
Lucas Cabral/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos emitiu nesta quinta-feira (16), um alerta para o risco de leptospirose devido ao aumento do número de alagamentos causados pela chuva na estação mais quente do ano.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, transmitida ao homem principalmente nas enchentes. Bovinos, suínos e cães também podem adoecer e transmitir a leptospirose ao homem.

O risco não desaparece depois que o nível das águas baixa, pois a bactéria continua ativa nos resíduos úmidos durante bastante tempo. É preciso estar atento aos sintomas de febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, e procurar imediatamente uma UBS Resolve ou Unidade de Pronto Atendimento mais próxima para atendimento.

Cuidados para evitar a doença

Se o local foi invadido pela água e por lama, após as águas baixarem, retire a lama e desinfete o ambiente, proteja-se com botas de borrachas ou outro tipo de proteção para as pernas e braços.

Lave com água e sabão os pisos, as paredes, as bancadas e os objetos caseiros desinfetando após com água sanitária (Hipoclorito de Sódio a 2,5%) na proporção de 1 xícara de chá (200 ml) do produto para 1 balde de 20 litros de água; umedeça um pano na solução e passe nas superfícies, deixando secar naturalmente.

Todos os alimentos e remédios que foram molhados devem ser descartados. Se a caixa d’agua foi invadida, não use essa água antes da desinfecção do reservatório.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.