A Prefeitura de Ilhabela vai realizar nesta quarta-feira (13) às 18h, a inauguração do novo Museu Náutico de Ilhabela, no prédio da antiga Cadeia e Fórum, na Vila, centro histórico da cidade.
O Museu Náutico de Ilhabela exibirá uma coleção de peças provenientes de naufrágios, além de 21 painéis com informações e imagens dos naufrágios, com uma linha do tempo desde 1825 até 1990.
Também será apresentada a história dos faróis costeiros de Ilhabela, como o Farol Ponta do Boi, de 1900 e maquetes de embarcações.
No arquipélago de Ilhabela há registro de 16 embarcações naufragadas e documentadas, além de mais 12 que necessitam confirmação, e várias outras desconhecidas, encontradas por mergulhadores.
Cronologicamente, as documentadas situam-se entre os anos de 1882 e 1990. Quase metade das embarcações naufragou entre 1900 e 1920. Entre elas, está o navio “Príncipe de Astúrias”, que naufragou em 1916.
Os incidentes com as embarcações muitas vezes foram resultado de fortes tempestades e a baixa visibilidade devido à falta de faróis costeiros, ou até mesmo a colisão entre os barcos. Outro fator foi a presença de magnetita nos afloramentos rochosos.