
A Prefeitura de Guaratinguetá anunciou que iniciará a campanha vacinação contra a gripe nesta quinta-feira (3). O município recebeu 3 mil doses, que inicialmente serão destinadas a pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 5 anos e gestantes.
A Secretaria Municipal da Saúde de Guaratinguetá informou que a partir dessa data, o imunizante atualizado estará disponível em todos os postos de saúde da rede municipal. Além do público prioritário, a vacinação também estará disponível para o grupo especial, conforme definido pelo Ministério da Saúde.
O grupo inclui: puérperas (mães que tiveram filhos há até 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e outras condições especiais, povos indígenas, quilombolas, forças armadas, de segurança e de salvamento, pessoas com deficiência permanente, pessoas em situação de rua, trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário, caminhoneiros, portuários e trabalhadores dos Correios.
A vacina contra a gripe oferecida pelo SUS é trivalente, protegendo contra as cepas da influenza B, influenza A H1N1 e influenza A H3N2. A vacina é contraindicada para menores de 6 meses e para pessoas que tiveram reações anafiláticas graves em doses anteriores.
A vacina contra a gripe protege durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo os casos de agravamento da doença, as internações e os óbitos. Também diminui a disseminação do vírus na comunidade.