Prefeitura de Caraguatatuba cancela todos os eventos do Carnaval 2023

Decisão se deu em função dos problemas ocasionados pelas chuvas que atingiram a cidade e todo o Litoral Norte

Redação Band Vale

Famílias seguem sendo atendidas pela Prefeitura
Divulgação/ PMC

O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, anunciou na noite deste domingo (19) que todos os eventos do Carnaval 2023 programados pela Prefeitura e Fundacc estão cancelados. A decisão se deu em função dos problemas ocasionados pelas chuvas que atingiram a cidade e todo o Litoral Norte nesta madrugada e que deixaram diversos bairros alagados.

Segundo o prefeito, os esforços das secretarias municipais estão concentrados em recuperar a cidade e dar apoio às vítimas das chuvas, principalmente àqueles que tiveram perdas.  “Agora temos que dar todo o suporte para as famílias atingidas, seja com atendimento médico, doações, alimentação e amparo. Montamos uma força tarefa para promover o apoio de forma rápida. Temos 41 pessoas acolhidas em nossos abrigos e cerca de 200 foram para casa de amigos e parentes”, disse o prefeito.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, assinou hoje no Diário Oficial do Estado o decreto 67.502 que decretou seis cidades paulistas em estado de calamidade pública: Guarujá, Bertioga, Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.

Chuva em Caraguatatuba

Alguns bairros ainda continuam alagados, mesmo com a trégua nas chuvas. O escoamento está sendo dificultado pelos picos de maré, que devem atingir 1,4 metro na madrugada desta segunda-feira (20). Além disso, foram registrados fenômenos nas cabeceiras de rios e cachoeiras com acúmulo de água e quando há o encontro com a maré alta ocorre o chamado refluxo e, com isso, o escoamento é prejudicado.

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que disponibilizou o Canal de Atendimento 156 para o atendimento de ocorrências em casos de emergências. Há também os telefones 199 da Defesa Civil e 193 do Corpo de Bombeiros.

Chuvas Litoral Norte

Sobe para 36 o número de mortos pelas chuvas deste final de semana no Litoral Norte de São Paulo. Os trabalhos de resgate e salvamentos no Litoral Norte ocorreram durante a noite e madrugada e ainda vão continuar na manhã desta segunda-feira (20).

As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizam o atendimento às vítimas das chuvas As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas das fortes chuvas que castigaram as cidades de São Sebastião e Ubatuba

De acordo com a última atualização, registrada às 22h45, 36 óbitos foram confirmados, sendo 35 em São Sebastião – 31 na Barra do Sahy, dois Juquehy, um Camburi, um em Boiçucanga – e um em Ubatuba. 

Estão desalojadas 228 pessoas e desabrigadas outras 338. Paralelamente às ações de resgate, a Polícia Civil realiza as ações de polícia judiciária, com a requisição dos exames, e a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, por meio do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML), os trabalhos de perícia e identificação das vítimas em parceria com o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.