
A Prefeitura de Caçapava confirmou a primeira morte por febre amarela na cidade. A vítima é um homem de 52 anos, morador do bairro Piedade. Segundo a Administração, o local provável da infecção foi na região da Serrinha, na divisa com Jambeiro.
A confirmação foi feita na noite de sexta-feira, 21. A Prefeitura de Caçapava informou que o exame de sorologia confirmou a morte e que o homem não estava vacinado.
Ele recebeu o primeiro atendimento em um hospital particular e foi transferido para São José dos Campos e depois para São Paulo. O óbito foi em 15 de fevereiro e a confirmação do motivo da morte foi nesta noite de sexta-feira.
O início dos sintomas foi no dia 7 de fevereiro e a internação ocorreu no dia 10 de fevereiro. A secretaria estadual de Saúde foi procurada e informou que a investigação do óbito ainda está em andamento e será confirmado assim que concluída a investigação epidemiológica.
No estado, neste ano, foram confirmados 15 casos em humanos por febre amarela, sendo que um é importado. 12 casos possuem como possível local de infecção a região de Campinas (Amparo, Socorro, Tuiuti, Joanópolis, Valinhos, Campinas e Pedra Bela), um caso tem como possível local de infecção a região de Bauru (Brotas), um caso o possível local de infecção está sob investigação e o último caso é importado, tendo sido contraído em Minas Gerais.
Dos 14 casos autóctones do Estado, foram registrados nove óbitos. Em oito deles, o paciente não havia tomado a vacina da febre amarela.
Ações
Neste domingo, dia 23, a Prefeitura de Caçapava realiza uma campanha de vacinação contra a Febre Amarela no Parque da Moçota, a partir das 9h, juntamente com evento de plantio de mais de 600 mudas de árvore.