Até esta segunda-feira (23), a Polícia Militar capturou 47 presos beneficiados pela saidinha temporária na região do Vale do Paraíba. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Os presos têm até as 18h de hoje para retornar aos presídios, e aqueles que descumprirem o prazo serão considerados foragidos. Esta é a terceira "saidinha" do ano.
Um acordo de cooperação entre a SSP e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) permite que os policiais tenham acesso às informações dos detentos beneficiados, facilitando a verificação das regras impostas pela Justiça durante as abordagens. Assim, é possível confirmar se o preso está cumprindo as determinações sem a necessidade de encaminhamento à delegacia para registro de ocorrência.
As regras da saidinha temporária exigem que o preso permaneça na cidade informada à Justiça, não se ausente de sua residência durante o período noturno, e evite bares, boates, locais de uso de entorpecentes e outras atividades ilícitas. O descumprimento de qualquer uma dessas condições pode resultar em punições adicionais.