Polícia Federal deflagra operação contra desvio de verbas públicas de São José do Barreiro

Investigação identificou que empresários do setor de construção civil, com atuação na região, teriam desviado recursos públicos para empresas de fachada, controladas por proprietários fictícios

Redação Band Vale

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de verbas públicas de São José do Barreiro
A investigação segue em andamento
Divulgação/ PF

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) uma operação nas cidades de Areias e Bananal, no Vale do Paraíba, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em contratos administrativos irregulares com o município de São José do Barreiro. A operação também investiga o desvio de verbas federais.

Após dois anos de investigações, a PF identificou que empresários do setor de construção civil, com atuação na região, teriam desviado recursos públicos para empresas de fachada, controladas por proprietários fictícios. Para ocultar a real identidade dos donos das empresas e burlar o sistema de vigilância financeira, foram utilizados "funcionários fantasmas" e realizados 713 depósitos em caixas de autoatendimento entre novembro de 2019 e maio de 2020, movimentando quase 2 milhões de reais.

A operação também revelou transações financeiras sem justificativa em favor de servidores públicos de diversos municípios da região.

Dada a conexão eleitoral dos desvios, o juízo da 250ª Zona Eleitoral de São Paulo expediu dois mandados de busca e apreensão. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitações, peculato e falsidade ideológica eleitoral. A investigação segue em andamento.

Mais notícias

Carregar mais