A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) uma operação nas cidades de Areias e Bananal, no Vale do Paraíba, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido em contratos administrativos irregulares com o município de São José do Barreiro. A operação também investiga o desvio de verbas federais.
Após dois anos de investigações, a PF identificou que empresários do setor de construção civil, com atuação na região, teriam desviado recursos públicos para empresas de fachada, controladas por proprietários fictícios. Para ocultar a real identidade dos donos das empresas e burlar o sistema de vigilância financeira, foram utilizados "funcionários fantasmas" e realizados 713 depósitos em caixas de autoatendimento entre novembro de 2019 e maio de 2020, movimentando quase 2 milhões de reais.
A operação também revelou transações financeiras sem justificativa em favor de servidores públicos de diversos municípios da região.
Dada a conexão eleitoral dos desvios, o juízo da 250ª Zona Eleitoral de São Paulo expediu dois mandados de busca e apreensão. Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitações, peculato e falsidade ideológica eleitoral. A investigação segue em andamento.