Após Taubaté registrar uma onda de homicídios, a “tropa de elite” da Polícia Militar realizou uma megaoperação nesta quinta-feira (29) na cidade. O objetivo é coibir o tráfico de drogas, uma das principais causas para o aumento no número de crimes contra a vida.
Somente neste ano, foram 13 assassinatos registrados na cidade, alguns motivados pela disputa territorial no tráfico de drogas. Em 2020, foram cinco homicídios entre janeiro e abril.
No último domingo, um homem foi morto a tiros dentro da própria casa no bairro Parque Três Marias, no sábado um jovem baleado e morto no bairro Areão. Ninguém foi preso e os casos são investigados pela Polícia Civil.
Para frear os índices, a PM intensificou as ações de prevenção nas áreas onde os casos foram registrados.
"Somente neste ano já apreendemos 21 armas de fogo, número superior ao mesmo período do ano passado. A operação é feita com base em estatísticas e não tem data para terminar", disse a Capitão da Força Tática, Danille Miranda.
Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em toda cidade e com foco em regiões e pontos onde é feita a venda de entorpecentes.
A ação conta com empenho de viaturas de rádio patrulha, equipes de Força Tática e Rocam. O número de policiais envolvidos não foi divulgado por questões estratégicas. Até a publicação desta reportagem, ainda não havia um balanço do número de prisões e de material apreendido.