A Polícia Civil de Minas Gerais conclui, nesta sexta-feira (07), inquérito policial que apurou a morte do casal joseense hospedado no distrito de Monte Verde, município de Camanducaia.
O fato ocorreu em 24/6, quando as vítimas, Walther Reis Cleto Junior, de 51 anos, e Alessandra Aparecida Campos Reis Cleto, de 49, foram ao local para passear.
De acordo com laudos periciais e toxicológico, os óbitos tiveram como causa a intoxicação por monóxido de carbono devido ao uso inadequado da lareira em ambiente fechado. O casal deixou três filhas e foi velado no dia 25/06, às 19h, na Urbam (Urbanizadora Municipal).
Sobre o caso
Segundo a Polícia Militar, o proprietário da pousada encontrou o casal ao acessar o quarto com a chave reserva, depois de notar que a bomba d'água estava ligada por um longo período, somado às tentativas de contato não respondidas pelo casal.
Walther e Alessandra teriam sido vistos pela última vez pouco após o check-in, quando foi entregue a eles um saco de lenha. No dia do caso, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) afirmou que assim que foi acionada direcionou a perícia ao local. Os corpo das vítimas foram encontrados sem sinais de violência, e posteriormente encaminhados ao Posto Médico Legal (PML), em Pouso Alegre, para os exames de necropsia.
Pousada sem alvará dos bombeiros
A pousada onde o casal estava hospedado chegou a ser interditado pela Prefeitura da cidade. A interdição visa “assegurar a integridade de todos e a investigação pelo órgão competente”, diz a gestão municipal em nota. O local não tinha alvará de funcionamento e também não estava cadastrado como meio de hospedagem no Ministério do Turismo.
Outro Lado
Segundo a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde), o local estava funcionando como casa de aluguel, que segue a lei do inquilinato. As exigências de laudo do corpo de bombeiros e autorização da vigilância sanitária se aplicam a meios de hospedagem como hotéis e pousadas, por exemplo, mas não para casas de locação, que segue a lei do inquilinato e não possui as mesmas obrigações legais dos meios de hospedagem.