A Polícia Civil realiza buscas na manhã desta segunda-feira (16), em São José dos Campos e Jacareí contra quadrilhas de roubos a carros-fortes. A ação acontece durante a operação “Carcará”, realizada pelo Ministério Público.
A operação tem o objetivo de desarticular organizações criminosas especializadas na prática de roubos a carros-fortes e empresas transportadoras de valores. No total, as diligências visam ao cumprimento de 15 mandados de prisão temporária e 48 mandados de busca e apreensão em 17 cidades de São Paulo.
A investigação teve após o grupo criminoso atacar um carro-forte na Rodovia Candido Portinari (SP-334), no dia 9 de setembro deste ano. Naquela ocorrência, dezenas de assaltantes bloquearam a via e interceptaram um carro-forte, utilizando fuzis, itens de guerra, carros blindados e explosivos. O grupo criminoso explodiu o veículo de transporte de valores, mas o numerário foi queimado e, por isso, não houve subtração. Na fuga, houve ao menos três confrontos entre o grupo e policiais, sendo que diversas pessoas restaram feridas, dentre civis e militares.
No dia 11 de setembro, os criminosos se preparavam para outra ação, mas dessa vez um veículo utilizado pelo grupo foi acompanhado por viaturas do 11º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP), ocasião em que houve intenso confronto na Rodovia Joaquim Ferreira (SP-338), na altura da cidade de Altinópolis. Em decorrência disso, registrou-se a morte dos três integrantes do grupo delitivo, de um policial militar e de um motorista de caminhão.
A primeira fase da Operação Carcará ocorreu no dia 4 de outubro, quando houve diligências pontuais para cumprimento de mandados de busca e apreensão na comunidade de Paraisópolis, na capital, e na Praia Grande.
Segundo o Ministério Público, a operação de hoje envolve investigados que, direta ou indiretamente, possuem relação com a organização criminosa. Além das buscas e prisões, foram decretados o bloqueio, sequestro e apreensão de bens, tais como ativos financeiros, imóveis, veículos e objetos de valor.
"Matéria em atualização"