O CEO da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, esteve na planta da montadora em Taubaté e conversou com jornalistas nesta sexta-feira (17). As informações são da repórter Caroline Rossasi, da TV Band Vale.
Ele deu detalhes sobre o investimento anunciado recentemente, de R$ 7 bilhões na América Latina, entre 2022 e 2026. A planta de Taubaté irá receber uma parte do aporte, embora o valor não tenha sido divulgado.
O recurso será utilizado pra readequar a linha de produção, que hoje fabrica os carros Gol e Voyage. Essa estrutura vai passar por uma modernização com 50% mais robôs, para instalação da plataforma MQB, que vai possibilitar a produção de um novo modelo, o Polo Track. Com isso, os três modelos passarão a compartilhar a mesma linha de produção.
"Por enquanto estamos trabalhando e transformando a fábrica. Em janeiro, daremos uma parada nos dois turnos. Vamos acelerar a instalação da plataforma MQB. Em fevereiro, voltamos com um turno de produção", disse Pablo Di Si.
O novo modelo deve ser comercializado só em 2023. Mas a readequação da linha já começou e deve ficar pronta até setembro do ano que vem.
Em janeiro, quando a planta irá parar a produção por 30 dias para férias coletivas, o processo deve ser intensificado. Já em fevereiro, cerca de 1.200 trabalhadores de um turno serão colocados em layoff, a suspensão temporária dos contratos de trabalho será por um período de dois a cinco meses.
As medidas foram acordadas no ano passado com o Sindicato dos Metalúrgicos, onde a montadora se comprometeu a manter os empregos até 2025. Atualmente, a fábrica tem 2.900 funcionários.
Desde o início da pandemia, será a sétima vez que a montadora entra em férias coletivas devido à escassez de semicondutores. Segundo Pablo Di Si, a previsão é normalizar a situação no segundo semestre de 2023.