Agosto será o último mês de ensino hibrido - online e presencial facultativo - nas escolas municipais de Pindamonhangaba.
Com retorno das atividades previsto para a próxima terça-feira, 3, a Secretaria de Educação já se prepara para receber 100% dos alunos em setembro, colocando fim ao ensino virtual. A informação foi dada pela responsável da pasta, Luciana Ferreira, em entrevista a Rádio Band Vale FM.
Ela destacou que a partir de setembro, todas as escolas receberão os estudantes da rede municipal com capacidade total, e com frequência obrigatória. O retorno em agosto, no entanto, ainda será feito de forma escalonada.
Na terça-feira, as turmas dos 3°, 4° e 5° anos, retornam as aulas presenciais. Na semana seguinte, os alunos dos 1° e 2° anos voltam para a sala de aula. Na terceira semana de agosto, é a vez das turmas dos Prés I e II irem para a escola, e na última semana do mês, as creches voltam a funcionar.
Luciana Ferreira destacou que o retorno além de ser escalonado, acontecerá com metade da capacidade total das unidades de ensino. Durante a primeira fase da retomada, as escolas poderão receber apenas 50% dos alunos.
Em Pinda, todos os trabalhadores do ensino municipal já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a covid-19. A cidade também já fez a distribuição de EPIs e equipamentos de segurança aos alunos e professores.
REGIÃO
Em São José dos Campos, o segundo semestre de aulas presenciais já começou no último dia 21. A partir de dois de agosto, as escolas poderão atender até 100% dos alunos, de acordo com a capacidade de cada unidade. O atendimento presencial continua sendo opcional.
Jacareí também retoma as aulas com capacidade total, mas de forma escalonada. A partir a próxima segunda-feira, 2, acontece a transição do remoto para o presencial, com o retorno às escolas.
Já em Taubaté, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que a Secretaria de Educação espera retomar as aulas presenciais também em dois de agosto, mas ainda não há confirmação.
LITORAL NORTE
Caraguatatuba já iniciou o retorno gradual nesta segunda-feira, 26. Desde 10 de maio as escolas estão recebendo alunos, mas a presença é facultativa e a capacidade de cada unidade é reduzida.
A rede segue com o modelo de ensino híbrido - aulas presenciais e atividades remotas - com divisão das turmas em grupos e revezamento semanal entre eles. São Sebastião e Ubatuba já tem previsão de retorno as aulas presenciais em dois de agosto.
As duas cidades trabalharão com até 50% da capacidade das escolas. As aulas remotas começaram nesta semana, e seguem até o dia 30.