A ANAC emitiu uma nota nesta quarta-feira (03) a respeito do helicóptero que desapareceu na Serra do Mar, em SP. Em nota, a ANAC afirma que a aeronave desaparecida no Litoral Norte, após contato com o controlador do heliponto de Ilhabela, estava em situação regular.
Com relação ao histórico do piloto, Cassiano Tete Teodoro, que estava à bordo da aeronave, a Agência confirma que ele teve a licença cassada em 2021, por condutas infracionais. A nota ainda confirma que em outubro de 2023, o piloto obteve uma nova licença, após cumprir o prazo da penalidade, que havia sido mantida pela justiça.
A agência não confirma se o piloto Cassiano Tete Teodoro estava, de fato, no comando do voo e que aguarda confirmações do Comando da Aeronáutica sobre a ocorrência com a aeronave.
A defesa do piloto alega que o fato que gerou a penalidade foi injuto:
“Ocorre que, no momento em que estava realizando o procedimento de taxi, surgiram duas pessoas, sem qualquer identificação visível, acenando para o Piloto. Destaca-se que ausência de colete indicativo da ANAC dificultaria o reconhecimento, uma vez que apenas um crachá ou algo que o valha, não seria adequadamente visualizado pelo piloto, que estava ocupando o cockpit da aeronave. O surgimento de pessoas na pista, após o acionamento da aeronave sobressaltou o piloto, pelo justo temor de acidente, motivo pelo qual achou por bem optar pela decolagem, ainda mais que já tinha autorização da Torre de Controle.”
As buscas pela aeronave seguem sob a coordenação do Comando de Aviação da Polícia Militar e Força Aérea Brasileira.