A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, deflagrou a Operação Cartão Black para combater um esquema de desvio de dinheiro público em Taubaté e Pindamonhangaba, no estado de São Paulo, nesta sexta-feira (18). A investigação aponta fraudes no abastecimento e manutenção de veículos oficiais, com um prejuízo estimado em mais de R$ 500 mil aos cofres públicos.
A operação mobilizou 40 policiais federais e 18 servidores da Receita Federal, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais nas duas cidades. Além disso, foram impostas quatro medidas cautelares de suspensão do exercício da função pública.
As investigações começaram após a Receita Federal identificar indícios de irregularidades envolvendo dois servidores do órgão. O grupo atuava em conluio com empregados e proprietários de um posto de combustível, adulterando hodômetros e simulando abastecimentos em veículos já desativados.
Cartões oficiais de abastecimento eram utilizados indevidamente, permitindo o desvio de recursos públicos. O nome "Cartão Black" faz referência à natureza irrestrita com que os cartões de abastecimento foram utilizados no esquema fraudulento.