A Polícia Federal prendeu na manhã desta-quinta-feira (22), em São José dos Campos, um suspeito de fazer parte de um grupo criminoso responsável pelo envio de drogas e armas da região de fronteira com o Paraguai. Os itens tinham como destino final o Vale do Paraíba.
Segundo a corporação, policiais cumpriram um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em imóvel localizado no bairro Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos.
Também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Ponta Porã (MS), todos expedidos pela 2ª Vara Criminal da cidade.
As ações fazem parte da a operação Rota do Crime. Segundo a PF, as investigações foram iniciadas pela Delegacia de Polícia Federal em Ponta Porã.
As autoridades afirmam que o suspeito, residente em São José dos Campos, foi responsável por intermediar e providenciar a logística para carregamento e transporte de uma carga de 1 tonelada de maconha e 5 pistolas. Os itens foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal em novembro de 2022, na rodovia que liga as cidades de Ponta Porã e Dourados.
Ainda de acordo com a corporação, os investigados irão responder pelos crimes de organização criminosa e tráfico interestadual de drogas e armas. Se condenados, as penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.