O Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes) apresenta a variação dos preços, nos últimos 12 meses, de seis dos produtos tipicamente mais comercializados na Semana Santa. Peixes, Chocolates e Azeitonas. No item ovos de Páscoa foi verificado o preço do produto com e sem brinquedos. A pesquisa foi realizada no período de 20 a 25 de março de 2023, em 16 supermercados das cidades de Taubaté, São José dos Campos, Caçapava e Campos do Jordão.
A pesquisa apontou que os preços dos produtos de Páscoa apresentaram alta em todos os itens pesquisados, superiores à variação da inflação oficial (IPCA/IBGE de 5,60%, no período de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023). O maior aumento de preços médios na região ocorreu com o produto azeitonas que subiu + 35,31%, seguindo de bombons + 19,77%, os ovos de Páscoa com brinquedo (+ 16,55%), ovos sem brinquedos (+ 15,52%), bacalhau 14,68% e file de pescada + 6,57% (este último produto foi que ficou mais próximo da inflação oficial).
A seguir as principais razões das variações nos preços dos produtos de Páscoa
Bacalhau ( + 14,68%)
O aumento no preço de produto ficou bem acima da variação da inflação oficial. Conforme pesquisa da Confederação Nacional do Comécio, o Brasil reduziu em 32,7% o volume do bacalhau, no comparativo com a Páscoa de 2022. Essa redução está diretamente ligada a alta nos preços do produto no mercado internacional com a alta no custos de produção, principalmente dos combutíveis na Europa.
Filé de peixe (+ 6,57%)
O aumento no preço no ano está muito próximo à inflação na Páscoa de 2022, que foi de + 5,51%. Assim, o filé de peixe teve um aumento, mas está alinhado à inflação oficial que está próxima dos 6% ano, acompanhando o aumento dos preços das carnes. Como o preço das carnes está mais estabilizado, assim como os peixes nacionais em 2023.
Azeitona ( + 9,55%) + 35,31%
Na Páscoa de 2022 os preços subiram + 9,55%, porém em patamares próxima a inflação oficial. Mas este ano de 2023, a alta de 35,31% comparado com a Páscoa de 2022. Essa alta nos preços é consequência da redução da oferta, principalmente, européia coma seca intensa no verão que reduziu a oferta. Além disso, a guerra Rússia/Ucrânia aumentou os custos de produção.
Ovos de Páscoa com brinquedos de 250g (+ 15,52%) e sem brinquedos, ( + 16,55%) Bombons (+ 19,77%)
A variação dos preços para os ovos de Páscoa, com e sem brinquedos foi mais do que o dobro da inflação nacional medida pelo IPCA. Mesmo com a maior concorrência de ofertantes, por conta da produção informal (caseira), não foi suficiente para este patamar de preços, revelando o repasse das altas nos custos de produção, causadas pela matéria prima básica mais cara, como cacau e leite 9 (o preço do leite aumento em torno 40% nos últimos 12 meses).