Além das avaliações das administrações municipal, estadual e federal. A pesquisa abrange 720 eleitores do município de São José dos Campos, sendo esta estratificada segundo gênero, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica. O levantamento foi feito entre os dias 13 a 17 de abril. O Grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de três vírgula sete pontos percentuais.
Vamos aos números:
Questionados de forma espontânea, se a eleição para prefeito fosse hoje, o resultado aponta o atual prefeito, Anderson Farias, do PSD como o mais lembrado, por 5,1% dos eleitores, seguido do ex-prefeito Felício Ramuth, também do PSD, com um e meio por cento dos entrevistados. Depois vieram e ex-deputado Eduardo Cury do PSDB com 0,6% das intenções, o ex-prefeito Carlinhos Almeida do PT e a vereadora Dulce Rita, também tucana com 0,4%. O ex-vereador Wagner Balieiro foi lembrado por 0,3%. Os deputados estaduais Dr. Elton, do PSC e Letícia Aguiar do PP tiveram 0,1%; outros nomes foram citados por 0,8% dos entrevistados. Já 84,3% disseram ainda não saber em quem votar ou não responderam. Não votariam em ninguém. Brancos ou nulos foram a opção de 6,3% dos entrevistados.
Dois cenários de pesquisa estimulada foram apresentados para os eleitores: No cenário um, Anderson Farias do PSD foi o mais lembrado, por 18,3% dos eleitores. Dulce Rita do PSDB teve 16,9%. Carlinhos Almeida do PT teve 14,3%. Dr. Elton do PSC 11,1%. Letícia Aguiar do PP tem 6,5%. Professora Jessica Marques do PSOL 4%. Shekespeare, do Republicanos teve 2,9% Vera Lúcia do PSTU 1,9% e Thomas Henrique do Novo 1,4%. Nenhum, brancos ou nulos foram 16,7%. Não sabe ou não respondeu 5,8%
Num segundo cenário com mudanças no PSDB e no PT a situação é a seguinte: Eduardo Cury do PSDB aparece na frente com 30,8% das intenções. Ele é seguido pelo atual prefeito Anderson Farias do PSD com 16,7%. Aqui Dr Elton do PSC tem 10,4%. Wagner Balieiro pelo PT teve 8,9% das intenções. Letícia Aguiar do PP tem 6%. Professora Jéssica Marques do PSOL tem 4,4%, Shekespeare do Republicanos 2,4%, Vera Lúcia do PSTU 2,1% e Thomas Henrique do Novo 1,3%. Nenhum, brancos ou nulos foram 11,8% e não sabe ou não respondeu 5,3%
O Paraná Pesquisas também fez uma pesquisa para avaliar os governantes nas esferas municipal, estadual e federal.
Avaliação do Governo Anderson Farias
Para sete e meio por cento (7,5%) dos eleitores de São José dos Campos, a gestão do prefeito Anderson Farias é considerada ótima. Quarenta e quatro vírgula seis por cento (44,6%) dos entrevistados consideram a gestão boa; trinta vírgula seis (30,6%), regular; ruim, seis vírgula sete (6,7%); péssima, sete vírgula dois (7,2%); não sabe ou não opinou três e meio por cento (3,5%). Setenta vírgula quatro por cento (70,4%) dos eleitores aprovam a gestão de Anderson Farias à frente da prefeitura; vinte e dois vírgula nove por cento desaprovam (22,9%); não sabe ou não opinou, seis vírgula sete por cento (6,7%).
Galeria de Fotos
Eleições Municipais SJC 1/8
Avaliação do Governo Tarcísio
O governo Tarcísio de Freitas também fez parte da pesquisa: Vinte e um vírgula quatro por cento (21,4%) dos eleitores consideram a gestão como ótima; trinta e sete vírgula um por cento (37,1%) avaliam como boa; vinte e cinco vírgula seis por cento (25,6%) consideram regular; cinco vírgula sete por cento (5,7%), ruim; cinco por cento (5%), péssima; não sabe ou não opinou, cinco vírgula três por cento (5,3%); setenta e quatro por cento (74%) dos eleitores aprovam a gestão Tarcísio; dezessete vírgula dois (17,2%) desaprovam e não sabe ou não opinou, oito vírgula três (8,3%).
Avaliação do Governo Lula
O governo Lula também foi avaliado pelos eleitores de São José dos Campos: Oito vírgula um (8,1%) consideram a gestão do presidente ótima; vinte e seis por cento (26%) avaliam como boa; vinte e dois vírgula oito por cento (22,8%), regular; para sete vírgula nove por cento (7,9%) o governo Lula está ruim; trinta e dois vírgula nove (32,9%) consideram a gestão do petista péssima; não sabe ou não opinou, dois vírgula quatro (2,4%); quarenta e três vírgula nove por cento (43,9%) aprovam a gestão lula; cinquenta e um vírgula um por cento (51,1%) desaprovam; não sabe ou não opinou, cinco por cento (5%).