Paraibuna suspende participação de bloco de carnaval após pancadaria

Organização do bloco questiona a administração municipal, alegando que a confusão ocorreu após o termino do evento

Redação Band Vale

Paraibuna suspende participação de bloco de carnaval após pancadaria
"Esquenta de Carnaval" terminou em pancadaria generalizada em Paraibuna
Reprodução

A Prefeitura de Paraibuna informou que suspendeu a participação de um bloco de carnaval tradicional após uma pancadaria generalizada que ocorreu após um evento de “esquenta de carnaval” no município. A organização do bloco questiona a administração municipal, alegando que a confusão ocorreu após o termino do evento. 

Em nota enviada ao Jornalismo da Band Vale, a prefeitura informou:“os acontecimentos do dia 14/01/2024 não refletem os esforços coletivos que conquistamos todos esses anos com a organização da Prefeitura Municipal, do Comtur, da Fundação Cultural e dos artistas de nossa cidade.”

A administração municipal alega que o evento particular iria ocorrer em um bar da cidade, que foi interditado pela prefeitura por outros motivos. Os organizadores decidiram então realizar a festa em um outro ponto da cidade. A Prefeitura ainda alega na decisão que a organização teria isentado-se do pagamento de taxas de ocupação do espaço público do calçadão e impostos ISSQN e, também, do dever de comunicar a realização do evento às autoridades e à Fundação Cultural, assumindo integralmente os riscos da atividade. Ainda segundo a prefeitura a suspensão é temporária 

O que diz a organização do evento

"É com repúdio que recebemos a resolução emitida esta tarde pela prefeitura de Paraibuna que suspende a participação do Bloco dos Bruto no Carnaval 2024. A nota emitida pela Prefeitura se apoia em justificativas baseadas em inverdades quanto à conduta do Bloco dos Bruto em fato ocorrido recentemente após ensaio pré-Carnaval, quanto o Bloco não estava mais no local,  o estabelecimento já estava fechado e vândalos posteriormente causaram transtorno na via pública.

O Bloco dos Bruto participa há 12 edições do Carnaval de Paraibuna e nunca houve qualquer ocorrência deste caráter. Estamos também em outras cidade, como Jacareí, quando no último final de semana reunimos perto de 15 mil foliões em total harmonia.

Em toda história nunca houveram as ocorrências citadas no documento da prefeitura - motivo também pelo qual o Bloco dos Bruto mantém frequentes convites de participação e também uma legião de fãs compostos por famílias e amigos da cidade e de todo Vale do Paraiba. Somos o maior Bloco da cidade. O Bloco dos Bruto é patrimônio cultural de Paraibuna e o Carnaval, patrimônio da humanidade.

Em nenhum momento a Prefeitura, o COMTUR ou a Fundação Cultural de Paraibuna chamaram qualquer de nossos representantes para apurar os fatos, solicitar retratação ou questionar sobre qualquer assunto.

Esta suspensão ocorre de forma imatura e inconsequente, sem pensar nos mais de 120 mil foliões que o Bloco dos Bruto tem animado ha pelo menos 12  Carnavais. Esperamos que as autoridades revejam esta resolução errônea, sem fundamento aos interesses culturais carnavalescos da cidade principalmente, dos foliões."

Pancadaria generalizada

Horas depois do evento de “pré-carnaval” terminar, no dia 14 de janeiro, algumas pessoas continuaram no local e, por volta das 00h00, um grupo iniciou a briga que terminou em uma pancadaria generalizada. Os suspeitos que iniciaram a discussão serão identificados pela prefeitura por meio do CSI. A prefeitura afirmou que várias pessoas foram parar na UPA após a briga, com diversos ferimentos no corpo. O motivo exato do início da briga não foi informado. 

A organização do evento emitiu uma nota após a ocorrência informando que “o ensaio do Bloco dos Bruto em Paraibuna, que transcorreu sem incidentes, foi encerrado por volta das 19h30.” A organização ainda informou que a confusão não está relacionado ao evento, que ocorreu horas antes e teve um encerramento tranquilo.

Mais notícias

Carregar mais