Um homem de 50 anos, “pai de santo”, foi preso na manhã desta segunda-feira (6), suspeito de abusar sexualmente de adolescentes e mulheres, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo.
A prisão ocorreu na cidade de Itaquaquecetuba (SP) em cumprimento a um mandado expedido em razão das graves acusações de abuso sexual contra meninas e mulheres que frequentavam o terreiro onde ele atuava como "pai de santo". Segundo o registro policial, o homem utilizava sua posição religiosa para atrair as vítimas, em sua maioria menores de idade, a locais isolados como cachoeiras, sob a alegação de realizar rituais espirituais denominados "banhos de descarrego".
Ainda segundo o boletim de ocorrência, durante esses rituais, ele praticava atos libidinosos e, em algumas ocasiões, consumava conjunção carnal. Em um dos relatos, uma vítima menor de idade afirmou ter sido levada à cachoeira da Estrada Beira Rio, onde foi obrigada a retirar suas roupas com a justificativa de cumprir um ritual espiritual. Após isso, o investigado tocou suas partes íntimas e tentou convencê-la a não relatar o ocorrido.
Outro caso apurado indica que uma vítima foi submetida a um ritual semelhante, mas, nesta situação, o ato culminou em conjunção carnal. Após os abusos, Antônio justificava seus atos afirmando que eram uma "necessidade espiritual" e ameaçava as vítimas, dizendo que "as entidades ficariam contra elas e suas famílias" caso revelassem os fatos.
As investigações indicam que o investigado abusava da confiança depositada nele como líder espiritual, utilizando manipulação emocional para ocultar os crimes. A Polícia Civil de São Sebastião segue trabalhando para esclarecer todos os crimes cometidos pelo homem, além de identificar outras possíveis vítimas.
O caso foi registrado na Delegacia de Boiçucanga, em São Sebastião (SP) e a prisão temporária do homem foi decretada por 30 dias, com possibilidade de prorrogação.