Ozires Silva ganha homenagem com nome em complexo da Embraer e mural de 11 metros de altura

Complexo industrial em São José dos Campos passa a se chamar "Unidade Ozires Silva"

Redação Band Vale

Mural com 11 metros de altura homenageia Ozires Silva na unidade da Embraer em São José dos Campos
Divulgação/Embraer

O principal complexo industrial da Embraer em São José dos Campos passa a se chamar “Unidade Ozires Silva” a partir desta sexta-feira (23). A homenagem faz parte das ações para comemorar os 90 anos do engenheiro, cofundador da Embraer em 1969.

Além de nome novo, a unidade também ganhou um mural artístico de 115 metros quadrados, com uma pintura de Ozires Silva e o avião Bandeirante em 3D. A obra tem 11,5 metros de altura e 10 metros de comprimento.

“É uma honra anunciar a decisão de nomear o nosso histórico complexo industrial para ‘Unidade Ozires Silva’ e transformar a paisagem do local com um imenso mural artístico de grandeza proporcional ao feito do líder que sonhou e realizou um dos mais ambiciosos projetos tecnológicos do Brasil”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer.

A unidade, que agora passa a se chamar Ozires Silva, iniciou operação no dia 2 de janeiro de 1970 e foi o local de produção de aeronaves históricas da Embraer como o Bandeirante, Xavante, Ipanema, Xingu, Brasília, Tucano, AMX, a família ERJ-145 e jatos executivos. Atualmente, concentra principalmente as atividades de desenvolvimento, fabricação e suporte dos jatos comerciais da família E-Jets E1 e E2.

Ozires Silva foi o líder de um grupo de engenheiros que criou a Embraer. Considerado um dos principais nomes da aviação brasileira, o engenheiro completou 90 anos em janeiro deste ano.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.