Uma operação conjunta realizada na segunda-feira (19) pela Polícia Militar e pela EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, identificou a prática de furto de energia em um posto de combustíveis localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, no bairro Internacional Park, em Guaratinguetá.
Durante a ação, técnicos da EDP detectaram desvios de energia que permitiam o consumo irregular de eletricidade pelo posto de combustíveis, além de um lava-rápido e uma casa de troca de óleo situados no mesmo local.
A estimativa é de que o prejuízo causado pela energia furtada ultrapasse R$ 10 mil. O proprietário do estabelecimento deverá responder por furto de energia, conforme o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa.
Além das consequências criminais, o proprietário será obrigado a pagar a EDP pela energia não faturada durante o período da irregularidade, além dos custos administrativos, conforme determina a Resolução da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A Polícia Civil realizou uma perícia no local após a operação, que foi conduzida pela Polícia Militar com apoio técnico da EDP.