O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Polícia Civil e a Polícia Militar realizaram nesta terça-feira (19), uma operação contra uma organização criminosa, que realiza lavagem de dinheiro e financiamento do tráfico de drogas em São José dos Campos e Jacareí.
Até o momento, mais de R$ 200 mil foram apreendidos, seis mandados de prisão foram cumpridos e duas armas foram apreendidas.
De acordo com as informações do GAECO, a operação denominada “Armageddon” investiga supostas práticas de usura, extorsão, dentre outros crimes, cometidos pela organização criminosa. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão nas duas cidades do Vale do Paraíba e em São Paulo, além de seis mandados de prisão temporária.
A operação é resultado de uma investigação que apontava, inicialmente, indícios de que o patrimônio da organização criminosa, constituído por diversos imóveis, empresas e veículos de luxo, muitos deles registrados em nome de laranjas, seriam incompatíveis com os rendimentos lícitos de seus integrantes, indicando a prática de branqueamento de capitais.
Segundo o Ministério Público de São Paulo (MPSP) foi apurado que a organização, além de promover a lavagem de dinheiro, obtinham elevados ganhos financeiros com empréstimos a juros abusivos e praticavam extorsões visando à cobrança de devedores inadimplentes. As investigações demonstraram também que o grupo criminoso identificado financiava atividades de grandes traficantes de drogas da região do Vale do Paraíba.