Operação contra esquema de documentos falsos cumpre mandados em São José dos Campos

Agentes trabalharam para colher elementos que comprovem as fraudes nos sistemas de identificação civil e para cumprir mandados de prisão em aberto de suspeitos ligados ao esquema

Redação Band Vale

Operação contra esquema de documentos falsos cumpre mandados em São José dos Campos
Operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (11)
Divulgação/ PRF

Na manhã desta quarta-feira (11), São José dos Campos (SP) foi uma das cidades alvo de uma operação conjunta entre o Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar. A ação visou desmantelar um esquema de emissão de documentos falsos e resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em diferentes cidades.

As investigações revelaram uma complexa rede criminosa especializada na criação de "novas identidades" para membros de facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários. Utilizando RGs emitidos em outros Estados, os envolvidos obtinham documentos fraudulentos, como carteiras de habilitação, títulos de eleitor e até registros de arrais amador. Esses documentos permitiam a constituição de empresas e outras práticas ilícitas.

Em São José dos Campos, agentes trabalharam para colher elementos que comprovem as fraudes nos sistemas de identificação civil e para cumprir mandados de prisão em aberto de suspeitos ligados ao esquema.

Operação em várias cidades

Além de São José dos Campos, a operação foi realizada em São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Santos, Sumaré, Guarujá, Araçatuba e Santo André. No Estado do Pará, as diligências ocorreram em Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, com apoio do GAECO local.

A decisão da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital também determinou o sequestro de cerca de 20 veículos relacionados ao esquema.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais