Na manhã desta quarta-feira (11), São José dos Campos (SP) foi uma das cidades alvo de uma operação conjunta entre o Ministério Público de São Paulo (MPSP), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar. A ação visou desmantelar um esquema de emissão de documentos falsos e resultou no cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão em diferentes cidades.
As investigações revelaram uma complexa rede criminosa especializada na criação de "novas identidades" para membros de facções criminosas, foragidos da Justiça, condenados e estelionatários. Utilizando RGs emitidos em outros Estados, os envolvidos obtinham documentos fraudulentos, como carteiras de habilitação, títulos de eleitor e até registros de arrais amador. Esses documentos permitiam a constituição de empresas e outras práticas ilícitas.
Em São José dos Campos, agentes trabalharam para colher elementos que comprovem as fraudes nos sistemas de identificação civil e para cumprir mandados de prisão em aberto de suspeitos ligados ao esquema.
Operação em várias cidades
Além de São José dos Campos, a operação foi realizada em São Paulo, Itaquaquecetuba, Osasco, Santos, Sumaré, Guarujá, Araçatuba e Santo André. No Estado do Pará, as diligências ocorreram em Belém, São Francisco do Pará e Breu Branco, com apoio do GAECO local.
A decisão da 1ª Vara de Crimes Tributários, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores da Capital também determinou o sequestro de cerca de 20 veículos relacionados ao esquema.