O que é fase vermelha? Entenda as proibições da etapa mais restritiva do Plano São Paulo

Apenas serviços essenciais podem abrir seguindo medidas de higiene. Veja o que pode funcionar.

Redação Band Vale

Fase vermelha do Plano São Paulo passa a valer para todo estado a partir de 6 de março
Reprodução/Governo de São Paulo

A partir deste sábado, 6, todo o estado de São Paulo regride à fase vermelha, com medidas mais rígidas para evitar aglomeração de pessoas. Até 19 de março, apenas os serviços essenciais podem funcionar.

De acordo com o decreto do governo de São Paulo, são considerados serviços essenciais: indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros.

Também está em vigor um toque de restrição a partir das 20h, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h.

Os serviços não essenciais podem funcionar, mas apenas em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. São considerados serviços não essenciais: academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Apesar das diretrizes do governo de São Paulo, cada prefeitura pode adotar medidas mais restritivas, caso tenha interesse. No entanto, os municípios não podem relaxar as medidas de restrição. 

As prefeituras que descumprirem serão alvo de notificação administrativa por parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional. Além disso, as advertências serão informadas ao Ministério Público. 

Medidas de higiene

Os serviços essenciais podem funcionar, mas são vistoriados e precisam cumprir protocolos sanitários: fornecimento de álcool em gel, aferição de temperatura, ventilação de ambientes, controle de fluxo de público e horário diferenciado para abertura e fechamento. 

Plano São Paulo

O plano foi criado pelo governo de São Paulo para abrandar ou intensificar as restrições, de acordo com a ocupação das UTIs de cada região, além da incidência de novos casos de Covid-19, novas internações e novos óbitos.

Como algumas regiões de São Paulo apresentaram piora significativa, João Doria regrediu todas as fases para a vermelha, independente dos números. No dia 19 de março, haverá uma reclassificação.

A ordem das fases, da mais restritiva para a mais liberal é a seguinte: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde e Azul. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.