O comércio eletrônico cresceu rapidamente nos últimos anos e a pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais esse crescimento, com mais pessoas optando por fazer compras online.
Essa tendência irá continuar nos próximos anos, à medida que mais consumidores se acostumam com a conveniência e os benefícios deste canal de compra.
Espera-se que a tecnologia continue a impulsionar este crescimento com avanços em inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados, permitindo que as empresas ofereçam experiências personalizadas e sob medida aos clientes.
Também haverá uma ênfase maior no e-commerce nos dispositivos celulares, já que mais pessoas usam celulares para fazer compras na internet.
Além disso, a crescente popularidade do comércio social, onde as vendas são feitas diretamente em plataformas de mídia social, também terão impacto significativo nos indicadores de performance.
Portanto, o comércio que, um dia foi olhado com desconfiança, hoje é um mercado em evolução constante e vai se desenvolver nos próximos anos, principalmente com as novas soluções que melhoram a experiência dos clientes e ganham eficiência competitiva.
Por Luis Vicente Calasans