Neurocirurgia Pediátrica: Dr. Alexandre Canheu tem trajetória marcada por excelência e inovação

Bandfy

Neurocirurgia Pediátrica: Dr. Alexandre Canheu tem trajetória marcada por excelência e inovação
Divulgação

Ser médico exige vocação, capacitação e, sobretudo, dedicação, com uma trajetória marcada por resiliência e inspiração, Dr.  Alexandre Canheu é uma referência nacional na área da Neurocirurgia Pediátrica ofertando atendimento de alta qualidade, técnica aliada a um olhar humanizado. 

Dr. Alexandre Canheu, é especialista em Neurocirurgia, fez pós-graduação em Neurocirurgia pediátrica pela European Society for Pediatric Neurosurgery, ocupa o cargo de Conselheiro Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica, possui publicações científicas em renomadas revistas internacionais. Se dedica há mais de 24 anos a medicina, transformando a vida de milhares de famílias com seu conhecimento e habilidade de compreender o outro, humanizar seus atendimentos e ter empatia. Dr. Alexandre, é casado, pai de duas filhas, nasceu em Monte Aprazível, SP, além de médico, é músico desde os 11 anos, é movido pelo amor e dedicação ao próximo. 

Alexandre teve uma infância sem luxos, mas desde muito jovem, tinha muita determinação e garra, com apenas 11 anos de idade se encantou pela música, onde começou a tocar piano, teclado e a cantar. Com 14 anos já tocava profissionalmente e contribuía financeiramente em casa. “Estudava música desde muito novo em conservatório e paralelo também tinha também o sonho de ser médico. Passei numa das mais concorridas faculdades de Medicina no ano de 1994, a UNESP. Fiquei fazendo as duas coisas que mais amava, estudando e tocando. Esse período foi muito importante, porque meu pai ficou alguns anos sem emprego e conseguir manter minhas contas fora de casa, sem precisar parar de estudar”, disse. 

Os anos de residência médica foram de muito trabalho, estudo, dedicação, foi o momento que precisei abandonar a música.  O período de formação do médico especialista em Neurocirurgia é extremamente desgastante. Fui chamado à atenção pelos preceptores durante as consultas nos ambulatórios porque eu estaria fazendo "psicoterapia" com os pais das crianças doentes, ao invés de atender rapidamente aos casos. Ali eu vi, que queria ir muito além e fazer a diferença na vida das pessoas”, conta. 


Em 2012, Dr. Alexandre foi convidado a assumir uma posição no Hospital Universitário de Londrina e passou a coordenar o ambulatório de Neurocirurgia Pediátrica da instituição e operar a grande maioria dos bebês, crianças e adolescentes com doenças neurológicas. Foi o pioneiro da implantação do Protocolo das Hemorragias da Prematuridade na cidade de Londrina, nos maiores hospitais públicos e privados. E foi também pioneiro no protocolo do tratamento cirúrgico das Cranioestenoses ou Craniossinostoses, condição na qual os bebês nascem sem espaço para o cérebro crescer, levando a necessidade de cirurgia craniana nos primeiros meses de vida; até então, a abordagem dos casos na cidade era rara, e frequentemente evoluíam com sérias complicações.

Fundou junto com um ortopedista pediátrico a Clínica de Espasticidade Pró-Kids, especializada no tratamento das Paralisias Cerebrais, e tem a maior experiência do estado do Paraná em tratamento cirúrgico da Espasticidade, com a técnica minimamente invasiva da Rizotomia Dorsal Seletiva, que traz excelentes resultados em crianças com espasticidade seja de grau leve ao avançado. Até agosto de 2024, Londrina é o único centro do Estado do Paraná que oferece esse tipo de tratamento. 

Como um profissional preocupado sempre com o bem-estar de seus pacientes, ele passou a dar às crianças Certificados de Coragem, uma forma de afirmar a importância daquele período de internação, dor e incômodo, para o sucesso do tratamento. Os pais e cuidadores amaram a história desse Certificado, uma vez que a imensa maioria dos bebês e crianças não vão lembrar desse tempo do tratamento, e num futuro, podem ver esse certificado e sentirem-se mais autoconfiantes. 

Sempre presto à atenção nos mínimos detalhes de cada história pessoal das crianças e suas famílias, procuro dar atenção máxima e especial a cada uma delas. Peço autorização para poder compartilhar a história nas redes (o que nunca foi me negado) e faço um texto que possa resumir um pouco da história de superação daquela família até a cura de seu filho(a). Sem dúvida isso encoraja e ameniza o calvário de outras famílias com problemas semelhantes. Tenho sido procurado por famílias de todo o Brasil. Elas vêm pra Londrina, são acolhidas pela minha equipe, hospedam-se em hotéis ou em casas alugadas, operamos, ficam ainda mais uma ou duas semanas para eu seguir os primeiros dias de recuperação e voltam para suas casas com toda segurança. Já operei casos dos estados de RS, SC, PB, MT, MS, RO, PA, RN, BA, MG, interior de SP e grande SP, interior do PR e Curitiba, e até 5 crianças do Paraguai. Várias famílias de brasileiros que moram no exterior também se consultam comigo frequentemente”, disse. 

Em 2023, o Neurocirurgião foi condecorado pelas Forças Internacionais de Paz da ONU no Brasil com a Medalha Colar da Ordem do Mérito, a mais alta comenda da instituição, sendo reconhecido pelo seu trabalho em melhorar o diagnóstico e tratamento das condições neurocirúrgicas complexas em crianças, promovendo o mais alto nível de atendimento em neurocirurgia pediátrica.

Sobre sua missão de vida, Dr. Alexandre afirma que é acolher, transformar e ajudar as famílias e seus pacientes. “Quando uma criança está com uma condição neurológica grave e precisa de intervenção cirúrgica, esse é provavelmente o período de maior caos e tensão dos pais e da família, minha missão é usar de todo meu conhecimento e acolhimento para fazer esse momento ser menos doloroso. Sou apaixonado pelo que faço e proporcionar qualidade de vida para meus pacientes é uma fonte de realização para mim, e poder fornecer tratamento inovadores e eficazes”, externou.

Todo sucesso e reconhecimento do trabalho do neurocirurgião pediátrico vem das experiências que acumulou ao longo dos seus mais de 24 anos de medicina. Em sua rede social com mais de 100 mil seguidores no Instagram, ele inspira e encoraja, compartilha seu dia a dia e casos de sucesso. Para conhecer melhor e acompanhar esse médico que tem empatia pela vida e tem transformado vidas através do seu conhecimento e atendimento humanizado, siga-o nas redes sociais: @ dr.alexandrecanheu www.alexandrecanheu.com.br

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.