Museus de Antropologia: Cultura e educação no mesmo espaço

Como visitas a espaços como esses podem misturar educação e atividade recreativa.

Por Laboratório da Notícia

Museus de Antropologia: Cultura e educação no mesmo espaço
MAV - Museu de Antropologia do Vale do Paraíba
Divulgação / Câmara de Jacareí

Quando foi a última vez que você pisou em um museu? Muitos não têm o costume de visitar esses locais que guardam objetos de valor cultural ligado ao passado das pessoas, mas os museus são um atestado ao avanço da sociedade como um todo. No Vale temos uma história rica com mitos e produtos culturais que foram criadas por moradores da região. 

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba em Jacareí recebe todos os anos exposições diferentes para relembrar não só sobre nossa mitologia, mas também os diversos artistas que tomaram o país mas começaram a carreira aqui no Vale.

Os benefícios das idas ao museu

Visitas a exposições de cultura são importantes para o desenvolvimento de um melhor repertório cultural. As diferentes experiências guardadas nesses locais podem ser usadas como uma base fortalecedora para seus próprios projetos pessoais e um senso maior de sabedoria com o passado. Para os mais jovens, os museus também podem ajudar com a criação de habilidades como o pensamento crítico e a imaginação.

Mas observar um museu não é a única forma de aproveitar a visita. Ir e usar de seu próprio entendimento das exposições é só uma parte básica da experiência. Os guias são pessoas com grandes conhecimentos sobre o que está exposto, e podem ajudar muito os visitantes aos responder a fatídica pergunta: “Mas afinal, qual a importância disso?”

O Museu de Antropologia do Vale do Paraíba (MAV)

Organizado dentro de um grande casarão de 1857, o MAV é um museu que segue a linha da “Nova Museologia”, que traz uma visão dos museus para uma sociedade plural. A diretora de patrimônio, Selma Rodrigues diz que “o museu deixa de ser um lugar de guarda de objetos, e parte para funções de preservação, educação, investigação e valorização do patrimônio cultural e a relevância da sociedade.”

O museu conta com exposições tanto temporárias quanto de longa data. Essas exposições seguem uma norma para que combinem com a temática do museu, sendo normalmente entregues através de parcerias que o museu tem com diversos produtores. Exposições temporárias tem uma duração de até 6 meses enquanto as de longo duração foram feitas para durar até 2 anos.

Os museus são frequentados principalmente por alunos e professores, com o objetivo de fortalecer a educação de tópicos abordados dentro da sala de aula. Os educadores agendam suas visitas através de e-mail para que tenham guias capacitados para a necessidade de cada grupo e para serem recebidos por pessoas que conhecem não só as exposições, mas também sobre toda a história do museu e do casarão.

Apesar disso, esse não é um espaço puramente reservado a estudantes. Aos sábados principalmente, é possível encontrar famílias inteiras no local. Qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios que um museu. Pra quem não está acostumado, a diretora do MAV dá a dica: 

“Visitem, conheçam, opinem e observem. Museu é lugar para todos e de todos; local para se estar e aprender. É preciso conhecer para poder reivindicar, discordar ou colaborar. Importante instrumento de preservação da memória de um povo, auxiliam na formação, trazendo em seu papel social elementos relevantes para a contribuição do desenvolvimento da sociedade.”

Por Pedro Nagasawa
Estagiário* - projeto sob a supervisão de Nelson Gazolla - MTb: 74.409/SP
Direção de Conteúdo - Cláudio Nicolini

Mais notícias

Carregar mais