Nesta quarta-feira (15), foram inaugurados os murais restaurados de Mestre Justino no prédio do IBGE Taubaté. A restauração foi coordenada pela professora e artista plástica Margarida Fournier, através do projeto Semeando Cores.
Representando a família do artista estavam dona Angelina de Faria, viúva de Justino; os filhos Paulo Cezane e Marco Justino; as noras Cristine e Edvania; o primo Jaime Guedes; e a neta Yasmin.
O evento começou com o descerramento da placa de reinauguração do IBGE Taubaté, realizado por Livio Aluizio de Carvalho, chefe da agência na cidade. Na sequência, na biblioteca municipal, foram apresentadas as exposições "Conversa com Justino" do artista João Bosco, "Salve Justino" com obras de diversos artistas homenageando o mestre, e releituras feitas pelos alunos da EMEF Vereador Pedro Grandchamp e da UEI Padre Pedro Lopes. A restauração e as exposições destacam a importância do trabalho de Mestre Justino para a comunidade artística de Taubaté.
Galeria de Fotos
Murais restaurados de Mestre Justino são inaugurados em Taubaté 1/8
Mestre Justino
Sebastião Justino Faria, pintor, desenhista e muralista autodidata, nasceu em 1932 em Redenção da Serra, viveu e morreu em Taubaté, no ano de 1994.
Mestre Justino retratou em sua arte as tradições culturais e os costumes do povo do Vale do Paraíba. Suas obras reproduziam constantemente as manifestações culturais do povo, como festas religiosas, romarias, exaltava a figura do tropeiro e do homem do campo.
Os murais produzidos pelo artista, muito comparados aos dos pintores mexicanos José Orozco e Diego Rivera, popularizaram sua arte que hoje se encontra em acervos espalhados pelo Brasil e também no exterior.