Motim em penitenciária de Potim (SP) deixa três presos feridos

Caso aconteceu na última sexta-feira (4), no complexo penal da cidade

Redação Band Vale

Motim em penitenciária de Potim (SP) deixa três presos feridos
Motim em penitenciária de Potim (SP) deixa três presos feridos
Google Maps

Um motim no complexo penal de Potim (SP), deixou três presos feridos na manhã desta última sexta-feira (4).

De acordo com as informações do boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta das 8h, durante o procedimento de liberação dos presos para o banho de sol. Os detentos tentaram abrir as celas fechadas e bloquearam as celas abertas com objetos para que não fossem fechadas.

Ainda segundo o registro policial, diversos presos entraram em luta corporal e se recusaram a obedecer ordens para retorno imediato do banho de sol. Com isso, foi necessário o apoio da Célula de Intervenção Rápida.

A intervenção teve início às 8h45, com uso controlado de força e utilização de técnicas e instrumentos de menor potencial ofensivos, administrados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Ainda segundo as informações, os presos foram locados no fundo do pátio e posteriormente as suas respectivas celas às 11:15h. Com a chegada do 6º Grupo de Intervenção Rápida de Taubaté, para prestar apoio, deu inicio a revista nas celas do pavilhão VIII. 

Após o termino da revista e com a identificação dos presos pelo Corpo Funcional como agredidos e os agressores, e também os que bloquearam as celas, os presos agredidos foram encaminhados para o setor de enfermaria para atendimentos e providencias necessárias.

Três presos, devido a gravidade das agressões sofridas, foram encaminhados a Santa Casa de Aparecida, e os agressores e insurretos foram encaminhados ao isolados preventivamente em cela disciplinar para apuração dos fatos.

Em nota, a Polícia Penal do Estado de São Paulo confirmou o desentendimento entre custodiados em um dos pavilhões da unidade. Segundo a instituição, os presos que tiveram escoriações durante o incidente foram prontamente atendidos e retornaram à suas celas.

O estabelecimento penal instaurou Procedimento Investigativo Disciplinar para apurar os fatos e registrou Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.

Tópicos relacionados

Mais notícias