
Um motim no complexo penal de Potim (SP), deixou três presos feridos na manhã desta última sexta-feira (4).
De acordo com as informações do boletim de ocorrência, o caso aconteceu por volta das 8h, durante o procedimento de liberação dos presos para o banho de sol. Os detentos tentaram abrir as celas fechadas e bloquearam as celas abertas com objetos para que não fossem fechadas.
Ainda segundo o registro policial, diversos presos entraram em luta corporal e se recusaram a obedecer ordens para retorno imediato do banho de sol. Com isso, foi necessário o apoio da Célula de Intervenção Rápida.
A intervenção teve início às 8h45, com uso controlado de força e utilização de técnicas e instrumentos de menor potencial ofensivos, administrados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
Ainda segundo as informações, os presos foram locados no fundo do pátio e posteriormente as suas respectivas celas às 11:15h. Com a chegada do 6º Grupo de Intervenção Rápida de Taubaté, para prestar apoio, deu inicio a revista nas celas do pavilhão VIII.
Após o termino da revista e com a identificação dos presos pelo Corpo Funcional como agredidos e os agressores, e também os que bloquearam as celas, os presos agredidos foram encaminhados para o setor de enfermaria para atendimentos e providencias necessárias.
Três presos, devido a gravidade das agressões sofridas, foram encaminhados a Santa Casa de Aparecida, e os agressores e insurretos foram encaminhados ao isolados preventivamente em cela disciplinar para apuração dos fatos.
Em nota, a Polícia Penal do Estado de São Paulo confirmou o desentendimento entre custodiados em um dos pavilhões da unidade. Segundo a instituição, os presos que tiveram escoriações durante o incidente foram prontamente atendidos e retornaram à suas celas.
O estabelecimento penal instaurou Procedimento Investigativo Disciplinar para apurar os fatos e registrou Boletim de Ocorrência na delegacia da cidade.