Morre Alberto Setzer do Inpe, pioneiro no monitoramento de queimadas no Brasil

Ele era coordenador de Ciências da Terra do Inpe

Redação Band Vale

Alberto Setzer | pesquisador do INPE
IBAMA

Alberto Setzer, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), pioneiro no estudo sobre o monitoramento de queimadas no Brasil, sofreu um infarto e morreu na tarde de sexta-feira (08). 

De acordo com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Setzer liderou os primeiros projetos de monitoramento de incêndios e queimadas no Brasil, atuando como pesquisador do Inpe por mais de 46 anos e se tornando referência para o estudo dos incêndios, queimadas e monitoramento territorial brasileiro. 

Em junho de 1985, foi um dos pioneiros do Projeto Queimadas, histórico programa de mapeamento de focos de calor no Brasil, que presidiu por 34 anos. 

“O Brasil perde um grande cientista e realizador. Se hoje temos um portal de excelência com dados diários sobre fogo, isso se deve ao Setzer, pai do monitoramento de fogo”, declarou Ane Alencar, diretora de Ciência do IPAM.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.