Moradores ficam ilhados após chuvas, em Ubatuba

19 pessoas com idades entre quatro meses e 66 anos foram levadas para um abrigo

Moradores são resgatados pelo Corpo de Bombeiros, em Ubatuba
Defesa Civil Estadual

Pontos de alagamentos e quedas de árvores foram registrados em Ubatuba, após as fortes chuvas que atingiram a cidade nesta sexta-feira (04).

No bairro Taquaral, uma casa ficou alagada. Doze pessoas ficaram ilhadas, sendo sete mulheres e cinco homens, com idades entre quatro meses e 66 anos. Sem ferimentos, elas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para um abrigo, a Escola Municipal José Souza Simeão, que fica no mesmo bairro. Também precisaram sair de casa e estão no abrigo sete pessoas de uma mesma família. 

Outras ocorrências também foram registradas na cidade. Nas avenidas Rio Grande do Sul, no bairro Umuarama, na avenida Botafogo, no bairro Estufa I e no bairro Folha Seca. Nestes locais, tiveram pontos de alagamento e inundações. 

A ponte provisória, que dá acesso ao bairro Folha Seca, foi encoberta pelas água do rio Escuro. Segundo o governo estadual, uma nova ponte está sendo construída no local com recursos do Governo de SP, depois de um convênio assinado com a Defesa Civil do Estado. As famílias que não conseguiram voltar ao bairro foram acolhidas na Escola Municipal Professor Ernesmar de Oliveira.

Quedas de árvores aconteceram nos bairros Rio Escuro, Ponta Grossa, Toninhas, Itamambuca, Camburi e Félix. Foram 15 registros de quedas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, uma dessas árvores caiu sobre a varanda de uma casa, que fica na Rua Goiabeira, no bairro Sesmaria. Não houve necessidade de evacuação dos moradores. Outra árvore caiu na pista da Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), no km 73. A via ficou parcialmente interditada até que a árvore fosse retirada. As outras ocorrências aconteceram em vias públicas e fiação elétrica.

O governo de São Paulo vai enviar 646 itens de ajuda humanitária, entre cestas básicas, kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, colchões, cobertores, travesseiros e lençóis. 

Previsão do tempo para este sábado (05)

O dia será marcado por temperaturas mais frias e chuva fraca persistente ao longo do dia. Até os últimos registros, os acumulados significativos de chuva apontam para a região de Ubatuba e as cidades de divisa com o Rio de Janeiro. A orientação da Defesa Civil Estadual é atenção redobrada nas áreas de risco nessas regiões devido ao solo já estar bastante encharcado. 

Acumulados de chuvas

De acordo com as informações da Defesa Civil Estadual, Ubatuba registrou os maiores acumulados nas últimas 24h. 

Ubatuba (Marafunda): 160mm

Ubatuba (Parque Dos Ministérios): 148mm

Ubatuba (Praia Dura): 138mm

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.