Band Vale

Ministério Público arquiva caso de influencer que denunciou assédio em shopping

Homem teria seguido a mulher e ejaculado em sua perna na escada rolante de shopping em São José dos Campos; influenciadora tem uma loja que proíbe entrada de homens para evitar assédios

Redação Band Vale

Ministério Público arquiva caso de influencer que denunciou assédio em shopping
Influenciadora Andrea Costa denuncia assédio em shopping de SJC
Redes sociais

O Ministério Público anunciou o arquivamento do caso envolvendo a influenciadora digital Andrea Costa, que relatou ter sido vítima de assédio em um shopping de São José dos Campos, interior de São Paulo. A decisão do arquivamento do caso foi enviada pela influenciadora ao Jornalismo da Band Vale nesta quinta-feira (18).

A denúncia foi feita pela influenciadora em agosto de 2023, quando afirmou ter sido seguida por um homem que, posteriormente, ejaculou em sua perna na escada rolante. A denúncia ganhou visibilidade através das redes sociais e resultou no registro de um boletim de ocorrência.

O arquivamento do caso foi decidido com base na análise do Ministério Público, que concluiu não haver elementos suficientes para o oferecimento de denúncia. A decisão informa que Andrea Costa tem o prazo de 30 dias, a contar do primeiro dia útil da notificação, para solicitar a revisão da decisão de arquivamento. A empresária já viralizou nas redes sociais após proibir a entrada de homens em loja por causa de outros assédios (Confira mais informações abaixo).

"Estou tremendo de nervoso. Por isso as mulheres se calam, porque o próprio MP silencia nossas denúncias. Tinha vídeo que o shopping diz ter entregue às autoridades, levaram meu vestido a perícia, fiz tudo que a lei pede e diz pra ser feito para nos proteger e nada nada foi feito. Já tinham imagem do indivíduo fazendo o mesmo com mais 2 mulheres no mesmo shopping e agora ficará impune como todos os outros  assediadores. Só fazem algo quando chega o atestado de óbito de uma mulher", afirmou a vítima durante contato com a nossa equipe de jornalismo. 

Relato da vítima

“Estava eu subindo, quando senti algo escorrendo na minha perna. Parecia água. Já olhei para trás e vi um cara no degrau debaixo, colado na minha bunda. Vi se ele estava com garrafa de água, porque um líquido caiu em mim, mas ele estava com a mão no bolso, fazendo gestos. Foi tão surreal que eu não consegui captar aquilo.”

“Ele estava de máscara, de boné, e não olhou mais para trás para eu não o reconhecer. Quando entrei na minha loja, as meninas falaram que não era água. Tinha p**** na minha perna. Eu corri para dentro, passei álcool. A minha bunda toda estava suja”, completa.

A empresária afirma que ficou sem reação e que teve crises de ansiedade e pânico quando entendeu que havia sido vítima de um assédio.

De acordo com Andrea, em conversa com um segurança do shopping ele teria lhe dito que a presença do rapaz pelo shopping é “rotineira”. Ainda segundo a empresária, o guarda teria falado também que outras mulheres já haviam passado pelo mesmo tipo de assédio.

“Agora estou fazendo boletim de ocorrência, chamei a segurança toda do shopping. E sabe o que eu descobri? Eu não sou a única. Quando fui falar para o segurança, ele perguntou se era um alto e eu disse que é. Aí ele falou que ele já fez com mais duas. O segurança sabia. Por que ninguém fez nada?”

Ela afirma ainda ter visto as imagens de câmeras de monitoramento do shopping que mostram o agressor a seguindo desde a rua, cruzando o shopping e subindo a escada rolante “grudado” nela. 

Loja proíbe entrada de homens para evitar assédio

Uma loja de roupas femininas no Centro de São José dos Campos colocou cartazes na porta proibindo a entrada de homens. Segundo a proprietária, a intenção é evitar assédio. A loja fica no Shopping Centro. Segundo Andrea Costa, empresária responsável, era comum homens entrarem na loja apenas para olhar as mulheres que frequentavam o local.

Loja de São José dos Campos proíbe entrada de homens para evitar assédio
(Divulgação/Andrea Costa)

“Temos um estúdio de fotos e vídeos dentro da loja. Nosso público é 99% de internet. Usamos para nossa divulgação. Vendemos moda praia entre uma variedade de looks para todas as ocasiões. A loja foi montada com o conceito de que as clientes devem se sentir à vontade na hora de experimentar as roupas. Muitas já aproveitam para fazer fotos e postar nas redes sociais”, disse Andrea Costa. A empresária afirma que o espaço foi criado para que as mulheres se sintam confortáveis, o que não ocorria com a entrada frequente de homens no local.

“(Eles) ficavam atrás das mulheres. Quando não era depreciando o corpo delas, era olhando as outras clientes. Já fiz ambientes estratégicos para que eles se sentem e não tenham aceso visual ao estúdio, mas eles dizem que não querem sentar”, explicou.

Mais notícias

Carregar mais