Método SERVIR: Goiânia inova em capacitações para Agentes Comunitários de Saúde

O sucesso dos treinamentos ministrados por Felipe Rivello marca um novo capítulo na saúde comunitária da cidade

Conteúdo de Terceiros

Método SERVIR - Goinânia
Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia concluiu nesta última terça-feira (30/01) o ciclo de capacitações para os agentes comunitários de saúde, demonstrando um forte compromisso com a valorização e o aprimoramento destes profissionais. 

O Método SERVIR, idealizado e conduzido pelo gestor público e palestrante Felipe Rivello, destacou-se por focar no desenvolvimento de habilidades comportamentais, uma abordagem pioneira e diferenciada em relação aos treinamentos convencionais. 

Sob a supervisão acadêmica do renomado Professor Pérsio Talarico, a capacitação para mais de 1.000 servidores, foi dividida em 7 turmas, com carga horária de 16 horas para cada uma, totalizando 112 horas de treinamento, abrangendo temas como Inteligência Emocional, Relacionamento Interpessoal, Liderança e Comunicação Assertiva. 

A decisão da Secretaria de iniciar o ciclo de capacitações com os agentes comunitários, reconhecendo-os como o elo principal entre a secretaria e a sociedade, reflete uma valorização significativa dessa classe de profissionais.

O Secretário de Saúde de Goiânia, Dr. Wilson Pollara, ressaltou a importância estratégica dessa iniciativa e já demonstra planos de expansão para outras áreas da saúde ao longo do ano. “Quisemos iniciar com os agentes de saúde como forma de valorização da classe. Ao longo do ano, iremos promover mais capacitações para as demais áreas da saúde”, informa Pollara.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Goiânia, Paulo Brito, que participou de praticamente todos os treinamentos, avaliou que o conteúdo do curso foi de grande relevância para os profissionais, pois a qualificação vai possibilitar que eles atendam à população cada vez melhor. “Foi uma capacitação profissional, mas muito do que foi visto cada um de nós pode levar para a vida”, concluiu Paulo.

A Diretora de Atenção Primária e Promoção da Saúde, Alessandra Rosa Leonardo, também se manifestou sobre o impacto do treinamento nos servidores. “Ao final de cada capacitação, os agentes tiveram a oportunidade de avaliar o treinamento. 

E as avaliações nos surpreenderam positivamente. Em algumas turmas houve até unanimidade em relação aos benefícios dos treinamentos para a vida dos servidores. Além disso, a esmagadora maioria dos agentes avaliou como muito positiva a iniciativa da gestão em proporcionar esse tipo de treinamento. 

A pergunta que eles mais fazem é quando teremos os próximos”, relatou Alessandra, evidenciando o entusiasmo e o reconhecimento dos agentes em relação ao programa de capacitação.

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